Novo Centro Esportivo da Rocinha vai revelar talentos para os Jogos Rio 2016
Por Rio 2016
Presidente Lula acredita que aulas de boxe, judô, vôlei e futebol podem formar futuros medalhistas olímpicos
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O Rio de Janeiro ganhou, nesta segunda-feira, dia 8, mais um espaço para revelar talentos que podem representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016: o Centro de Integração Esportiva da Rocinha. Localizado na comunidade carente de 56 mil habitantes, o local terá academias de boxe, judô e vôlei, quadras esportivas, campo de futebol, piscina, escola de surfe, pista de skate, centro médico e restaurante.
A inauguração contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Sérgio Cabral, do prefeito Eduardo Paes e do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Dando acesso a esporte, educação, lazer e cultura, teremos pessoas cada vez melhores para o nosso país. É uma alegria participar desta inauguração. As crianças poderão aprender a competir e, quem sabe, conquistarão medalhas nos Jogos de 2016. Hoje, a Rocinha é motivo de orgulho para o Brasil, disse Lula.
Para construir o Centro de Integração Esportiva, foram investidos R$ 23,7 milhões. Cada esporte praticado no local terá como patrono um atleta brasileiro consagrado, como o judoca Flávio Canto (medalha de bronze nos Jogos de Atenas 2004) e as ex-jogadores de vôlei de praia Adriana Behar e Shelda (prata em Sydney 2000 e Atenas 2004). O espaço atenderá quatro mil pessoas por dia, com aulas de diversas modalidades esportivas, explicou o governador Sérgio Cabral.
O novo complexo esportivo será administrado pela Secretaria Estadual de Esporte, Turismo e Lazer e também oferecerá cursos de qualificação profissional. A paixão do povo brasileiro pelo esporte aumentou ainda mais depois da escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos de 2016. Com essas novas instalações, os moradores da Rocinha aproveitarão os benefícios da prática esportiva. O espaço é maravilhoso e, com certeza, formará futuros campeões, disse Carlos Arthur Nuzman.