Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Nove países já têm vaga garantida no hipismo nos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda e Suécia garantiram classificação por equipes nos Jogos Equestres Mundiais

Nove países já têm vaga garantida no hipismo nos Jogos Rio 2016

Montando Opgun Louvo, alemã Sandra Auffarth ajudou seu país a vencer a competição por equipes do hipismo CCE (FEI)

Foram definidos nesta quinta todos os países classificados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 através dos Jogos Equestres Mundiais. Nove nações já garantiram classificação por equipes: Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda e Suécia. A principal competição de hipismo do ano, realizada na Normandia, na França, confirmou a presença de quatro equipes do hipismo adestramento, seis do hipismo CCE e cinco do hipismo saltos nos Jogos Olímpicos e de três países - conforme divulgado pelo site da Federação Internacional do esporte - na competição de hipismo dos Jogos Paralímpicos.

O hipismo adestramento definiu os primeiros classificados aos Jogos Olímpicos: Alemanha, Austrália, Grã-Bretanha e Holanda. Nesta quinta, foi a vez do hipismo saltos apontar seus classificados. As vagas ficaram com Holanda, França, Estados Unidos e Alemanha, quatro primeiros colocados, além da Suécia, que ficou em sexto lugar, mas também classificou-se porque o Brasil, quinto colocado, já tinha vaga garantida como país-sede. 

“Depois que nossos dois primeiros atletas cometeram erros em suas apresentações fiquei um pouco nervoso, mas nossa equipe estava muito unida e quando uma equipe tem uma energia tão boa como a nossa pode conquistar muitas coisas”, comemorou o chefe de equipe holandês, Rob Ehrens.

No hipismo CCE, as vagas em jogo na competição ficaram com os seis primeiros colocados, pela ordem: Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda, Austrália, Irlanda e Canadá. 

Atualização: A equipe da França de hipismo CCE, que havia ficado na quarta colocação e garantido vaga para os Jogos Rio 2016, foi desclassificada, conforme nota oficial emitida pela Federação Equestre Internacional, após o teste do cavalo Qalao des Mers (do cavaleiro Maxime Livio, um dos integrantes da equipe) apontar positivo para substâncias médicas proibidas pela federação.

O Canadá, que havia ficado na sétima posição, herdou a vaga Olímpica e está classificado para a competição do CCE nos Jogos Rio 2016.

A situação em nada interfere na vaga conquistada pela França para o hipismo saltos dos Jogos Rio 2016.

Campeã também da prova individual, a alemã Sandra Auffarth, medalha de ouro por equipes e bronze no individual em Londres 2012, elogiou o desempenho do cavalo Opgun Louvo na competição: “Nunca sonhei que pudéssemos vencer no individual e por equipes ao mesmo tempo. Quando eu montei Opgun Louvo pela primeira vez, não achei que ele pudesse ser um campeão um dia, mas evoluímos passo a passo e ele foi fantástico neste final de semana”, comentou a alemã.

Dono de dez medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos, Lee Pearson fez parte da equipe britânica campeã dos Jogos Equestres Mundiais (Foto: FEI)

Os Jogos Equestres Mundiais também classificaram as três primeiras equipes do hipismo para os Jogos Paralímpicos. Grã-Bretanha, Holanda e Alemanha, que conquistaram ouro, prata e bronze na competição, já estão garantidos nos Jogos Rio 2016.

“Viemos à competição com o objetivo de garantir uma das três vagas e terminamos com o ouro e uma grande vantagem sobre os vice-campeões”, comemorou o chefe de equipe da Grã-Bretanha, David Hunter. “Os atletas e toda equipe de apoio trabalharam muito bem e tudo correu tranquilamente. Eu não poderia estar mais orgulhoso dessa equipe. Estamos em uma ótima condição e agora podemos nos concentrar no Rio 2016”, completou.

As outras vagas por equipes do hipismo nos Jogos Rio 2016 serão colocadas em jogo em classificatórios continentais. Os classificados para as provas individuais serão conhecidos através do ranking mundial.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.