Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Nove países já têm vaga garantida na bocha para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Por Rio 2016

Torneios continentais classificaram Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Eslováquia, Grã-Bretanha e Tailândia

Nove países já têm vaga garantida na bocha para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

A Eslováquia garantiu vaga para os Jogos Rio 2016 e tentará sua primeira medalha Paralímpica na bocha (Bisfed)

Um show de estratégia, sangue frio e precisão, com heróis improváveis e que pode ser decidido em questão de milímetros. Já sabe de que esporte estamos falando? Acertou quem disse bocha. Um dos esportes Paralímpicos sem correspondente no programa Olímpico (ao lado do goalball), a bocha já conhece nove países participantes dos Jogos Rio 2016. Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Eslováquia, Grã-Bretanha e Tailândia conquistaram medalha de ouro nos campenatos continentais e garantiram vagas individuais e coletivas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
 
Último campeonato continental e classificatório do ano, o Campeonato Europeu, disputado em Guildford (Inglaterra) neste fim de semana (25 e 26), garantiu vaga para três países para os Jogos Rio 2016. Grã-Bretanha, Bélgica e Eslováquia sagraram-se campeãs nas provas por equipes BC1/BC2, duplas BC3 e duplas BC4 (respectivamente) e vão disputar os Jogos Paralímpicos do ano que vem, conforme anunciado pela Federação do esporte.
 
Os três países juntaram-se a outras seis nações que já haviam alcançado a vaga para os Jogos Rio 2016. No Campeonato da Ásia e da Oceania, disputado em Hong Kong no mês de junho, classificaram-se as campeãs Tailândia (equipes BC1/BC2), Coreia do Sul (duplas BC3) e China (duplas BC4). Argentina (Equipes BC1/BC2), Brasil (duplas BC3) e Canadá (duplas BC4) também sagraram-se campeões continentais no Campeonato das Américas, em Montreal, no mês de maio, e garantiram vaga para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Com a vaga para as provas coletivas, todos os nove países também garantem a participação de um atleta em cada uma das quatro provas individuais (BC1, BC2, BC3 e BC4).
 
Encerradas as classificações diretas para as provas em duplas e equipes, a bocha conhecerá seus próximos classificados para as provas coletivas somente com a divulgação do ranking mundial do esporte, que fecha no dia 30 de abril de 2016. Como país-sede, o Brasil tem uma vaga garantida em cada prova.
 
Já para as disputas individuais ainda há classificação direta: o campeão de cada uma das quatro provas no Campeonato Mundial do ano que vem garantirá vaga para o Rio 2016. O restante das classificações sairá dos rankings mundiais do esporte. Acompanhe aqui a corrida pela classificação para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 em todos os esportes.
 
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.