Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Nova Zelândia, Canadá, Austrália e Grã-Bretanha são os primeiros classificados para o rugby feminino nos Jogos Olímpicos

Por Rio 2016

Esporte volta ao programa Olímpico depois de 92 anos de ausência - e pela primeira vez contará com a participação das mulheres

Nova Zelândia, Canadá, Austrália e Grã-Bretanha são os primeiros classificados para o rugby feminino nos Jogos Olímpicos

Muita comemoração com a classificação para a primeira disputa de rugby feminino na história dos Jogos (Foto Martin Seras Lima-Word Rugby)

Pela primeira vez, o rugby contará com participação feminina nos Jogos Olímpicos - e, conforme confirmação da World Rugby, Nova Zelândia, Canadá, Austrália e Grã-Bretanha podem se orgulhar de serem os primeiros países a garantir vaga para as mulheres na história do esporte. Uma semana depois de apontar os primeiros países classificados para a disputa entre os homens, a temporada 2014/2015 da Série Mundial classificou as quatro melhores seleções femininas do campeonato para o torneio que marca o retorno do rugby aos Jogos Olímpicos após 92 anos de ausência - e pela primeira vez com disputas no formato com sete jogadores para cada lado. 

Grande força do esporte feminino, as Kiwis, como são conhecidas as jogadoras da seleção neozelandesa, conquistaram todas as três edições da Série Mundial disputadas até hoje. Nesta temporada, foram 37 jogos de invencibilidade até assegurar antecipadamento o título, a vaga Olímpica e a certeza de que os torcedores do Rio 2016 vão presenciar o haka no Estádio de Deodoro.
 
"Focamos nesse objetivo durante os últimos três anos e meio, e incrível vê-lo se tornar realidade agora. Eu me sinto muito orgulhosa de todas as garotas do time, trabalhamos muio duro para isso. Estou sem palavras", afirmou Sarah Goss, capitã da seleção da Nova Zelândia.
 
 
Sarah Goss, capitã do time, leva a Nova Zelândia ao ataque em jogo contra a Inglaterra (foto JudyTeasdale-World Rugby)
 
A última etapa da Série Mundial, disputada nos dias 22 e 23 deste mês em Amsterdã, decidiu as outras três vagas em disputa. O Canadá, que havia ficado em terceiro lugar nas duas últimas edições do torneio, subiu um degrau nesta temporada e classificou-se como vice-campeão. A Austrália, terceira colocada, também garantiu vaga, reafirmando a força da Oceania no esporte.
 
A quarta e última vaga foi a mais emocionante. No último jogo da temporada, Inglaterra e Estados Unidos se enfrentaram em um jogo decisivo em Amsterdã: quem vencesse, ficaria com o quarto lugar na Série Mundial e com a vaga Olímpica. Pela diferença mínima de um ponto, as inglesas derrotaram as norte-americanas por 15 a 14 e classificaram para o Rio 2016 as anfitriãs dos últimos Jogos Olímpicos. Conforme decisão anterior ao início da Série Mundial, a Inglaterra disputaria a vaga Olímpica em nome da Grã-Bretanha..
 
"É um sonho, não é? Foi provavelmente um dos melhores e mais difíceis ano da minha vida. Nos esforçamos muito para conquistar nosso objetivo, e conseguimos. A seleção dos EUA também está de parabéns, lutou até o fim. Mas tem jogos que você sabe que vai ganhar, e antes da partida a nossa sensação era essa. Provamos que podíamos chegar lá, e estamos cada vez melhores", afirmou a capitã inglesa Abi Chamberlain.
 
 
A Grã-Bretanha, de Emily Scarratt, garantiu a vaga no Rio 2016 com uma vitória sobre os EUA (Foto Martin Seras Lima-Word Rugby)
 
O torneio Olímpico de rugby sevens reunirá 12 países em cada gênero - e os quatro primeiras vagas já foram definidas. Os seis campeões continentais (América do Norte, América do Sul, África, Europa, Ásia e Oceania), que serão conhecidos no segundo semestre de 2015, também estarão classificados. A única vaga restante será destinada ao campeão do Pré-Olímpico Mundial, que será disputado em 2016. Como país-sede, o Brasil está garantido nas disputas masculina e feminina.
 
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.