Nova obra da Cedae reforça compromisso da candidatura Rio 2016 com o meio ambiente
Diretor de Infra-estrutura da Comissão Rio 2016 destaca a importância do tema, fundamental para o Dossiê que será enviado ao COI
Diretor de Infra-estrutura da Comissão Rio 2016 destaca a importância do tema, fundamental para o Dossiê que será enviado ao COI
A Cedae inaugurou a Estação Elevatória de Esgotos de Marapendi, principal obra do Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. Durante o evento, nesta quinta-feira, o Governador Sérgio Cabral e Alexandre Techima, Diretor de Infra-estrutura da Comissão de Candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos de 2016, reforçaram que o empreendimento faz parte do compromisso com o meio ambiente da candidatura Rio 2016.
Techima ressaltou que a preocupação com o meio ambiente é um dos compromissos da candidatura Rio 2016 com o Comitê Olímpico Internacional (COI).
- Esta inauguração é um fator importantíssimo para a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, pois a questão do meio ambiente é ponto fundamental no Dossiê de Candidatura que enviaremos para o COI - explicou Techima.
Também estiveram presentes ao evento o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o presidente da Cedae, Wagner Victer. A Elevatória tem capacidade para coletar e bombear o esgoto produzido por mais de 50 condomínios da Barra da Tijuca e vai beneficiar 150 mil pessoas. Cerca de 160 milhões de litros de esgoto por dia deixarão de ser lançados nas Lagoas de Jacarepaguá, Marapendi, Camorim e Tijuca.
No dia 9 de junho, a Cedae já havia inaugurado o Sistema Tronco Coletor de Esgotos do Centro da Cidade do Rio de Janeiro, finalizando uma das fases do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara. Com a obra, mais de 80 milhões de litros de esgoto deixaram de ser lançados na Baía de Guanabara por dia.