Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Nova instalação Olímpica, Pontal receberá as provas de contrarrelógio do ciclismo de estrada

Por Rio 2016

Com diversos cartões postais no percurso, prova de estrada terá o Forte de Copacabana como ponto de largada e chegada

Nova instalação Olímpica, Pontal receberá as provas de contrarrelógio do ciclismo de estrada

Taylor Phinney, dos Estados Unidos, durante prova de contrarrelógio nos Jogos Londres 2012 (Getty Images/Bryn Lennon)

O Comitê Rio 2016 anunciou nesta quinta-feira (08) uma nova instalação Olímpica para os Jogos Rio 2016. O Pontal, localizado na Zona Oeste da cidade, será palco das provas de contrarrelógio do ciclismo de estrada. Com isso, sobe para 38 o número dos locais de competição dos Jogos, sendo 15 deles localizados na região da Barra da Tijuca. 

Temporária, a nova instalação vai abrigar as provas masculina e feminina de contrarrelógio, que seriam realizadas inicialmente no Forte de Copacabana. O percurso, que mescla área à beira-mar com floresta, conta com um circuito de 29,8 quilômetros no bairro de Grumari, com largada e chegada na Praça Tim Maia, na Praia do Pontal. Os homens vão percorrer 54,5 quilômetros, o que significa quase duas voltas inteiras no circuito, enquanto as mulheres, uma.
 
Já a prova de estrada, que seria realizada no Parque do Flamengo, terá como pontos de largada e chegada o Forte de Copacabana, dividindo o palco com os atletas das maratonas aquáticas e do triatlo. Os ciclistas terão de pedalar 256,4 quilômetros (homens) e 130,3 quilômetros (mulheres), passando por diversos cartões postais da cidade - como Copacabana, Ipanema, São Conrado, Barra da Tijuca, Grumari e Vista Chinesa.
 
Alternando trechos planos, subidas íngremes e descidas, o percurso definido contempla o Circuito de Grumari (uma volta para as mulheres e três para os homens), com duas subidas em área de floresta e retas nas Praias da Reserva e da Barra, além do Circuito de Canoas/Vista Chinesa (uma volta para as mulheres e três voltas para os homens), que percorre áreas da Floresta da Tijuca.