Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Noruega conquista o título europeu e garante vaga no handebol feminino para os Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Bicampeã Olímpica, seleção escandinava é a primeira classificada do esporte para os Jogos Olímpicos

Noruega conquista o título europeu e garante vaga no handebol feminino para os Jogos Rio 2016

A central Stine Bredal Oftedal marcou dois gols para a Noruega na decisão (EHF/Uros Hocevar)

Atual bicampeã Olímpica, a seleção feminina de handebol da Noruega tentará o tri nos Jogos Rio 2016. A equipe escandinava foi confirmada pela Federação Internacional de Handebol (EHF) como a primeira seleção do esporte a garantir classificação para a próxima edição Olímpica. O passaporte das norueguesas foi carimbado neste domingo (21), com o título do campeonato europeu, disputado na Croácia e na Hungria.

Na decisão, realizada na cidade húngara de Budapeste, as norueguesas conquistaram seu sexto título europeu derrotando a Espanha, medalhista de bronze nos Jogos Londres 2012, por 28 a 25. A equipe comandada pelo técnico Thorir Hergeirsson foi para o intervalo perdendo por 12 a 10, mas contou com a grande atuação de Linn-Kristin Koren, que marcou 10 gols na partida, para conseguir a virada e garantir a vaga Olímpica.

“Estamos muito felizes. Não pensamos que o título seria possível alguns meses atrás, mas tínhamos este sonho, acreditamos nele e trabalhamos duro dia após dia. O mérito é todo das jogadoras. Tivemos dificuldades no primeiro tempo, mas conseguimos nos recuperar e vencer”, disse o treinador norueguês Thorir Hergeirsson após a classificação.

A goleira Silje Solberg também destacou a força da equipe na competição e elogiou todas as companheiras pelo título.

"Não esperava nada do campeonato e estou muito orgulhosa que nossa equipe chegou até aqui. Apenas acreditamos em nós mesmas. Revertemos partidas, nunca desistimos, lutamos muito e isso foi suficiente. Estou muito orgulhosa", comentou a goleira.

Além da Noruega e do Brasil, atual campeão mundial e com vaga garantida como país-sede, outras dez seleções femininas disputarão os Jogos Olímpicos Rio 2016. Seis vagas serão definidas no pré-Olímpico mundial, três por meio de classificatórios continentais e uma estará em jogo no campeonato mundial de 2015. No masculino, o primeiro classificado sairá do campeonato mundial, que acontecerá entre os dias 15 de janeiro e 1º de fevereiro de 2015, no Qatar.

Com 10 gols marcados, Linn-Kristin Koren foi o principal nome da vitória escandinava na final do campeonato europeu (Foto: EHF/Uros Hocevar)

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.