Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

No basquetebol feminino, Estados Unidos apostam em 10 medalhistas de ouro

Por Rio 2016

Lista de 25 jogadoras antecede trabalhos na luta pelo sexto título consecutivo em Jogos Olímpicos - elas não perdem desde 1992

No basquetebol feminino, Estados Unidos apostam em 10 medalhistas de ouro

Das 25 feras pré-convocadas, só 12 estarão nos Jogos Rio 2016 (Getty Images/Christian Petersen)

Quando se trata de basquetebol nos Jogos Olímpicos, só uma equipe faz os adversários tremerem mais que a seleção masculina dos Estados Unidos: a seleção feminina dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (25), o grupo que vai brigar pelo sexto ouro consecutivo na Arena Carioca 1 começou a ser definido: 25 jogadoras foram pré-convocadas e, desta lista, saem os 12 nomes que vão representar o país nos Jogos Rio 2016.

Assim como na pré-convocação masculina, não faltam estrelas no time feminino dos Estados Unidos. Nada menos que dez jogadores já penduraram no pescoço pelo menos uma medalha de ouro Olímpica, sendo três delas tricampeãs. Diana Taurasi, Tamika Catchings e Sue Bird, a Ervilha, estiveram nas campanhas vitoriosas de Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Elas estiveram em mais da metade das 41 vitórias nas últimas 41 partidas em Jogos Olímpicos, histórico de triunfos que vem desde Barcelona 1992.

“Poderíamos dividir esta lista pela metade e teríamos dois times muito competitivos. Temos uma ótima mistura de campeãs Olímpicas e de atletas famintas por disputar os primeiros Jogos”

Geno Auriemma, técnico da seleção feminina dos Estados Unidos de basquetebol

Catchings (camisa 10), Taurasi (12) e Bird (6) são as tricampeãs Olímpicas da lista (Foto: Getty Images/Christian Petersen)

 

Sabe aquela famigerada “dorzinha de cabeça” que todo técnico quer ter, quando há diante dele um grande número de atletas disponíveis para convocação? Auriemma não passa por isso. No USA Basketball há um comitê responsável pela seleção de atletas que apontará as 12 selecionadas para os Jogos Olímpicos. Cabe ao técnico – que tem um histórico de 23 vitórias e nenhuma derrota no comando da seleção – receber o estrelado time nacional, já selecionado, e lutar pelo sexto título consecutivo.

A responsabilidade, no entanto, é enorme. Com cinco títulos Olímpicos consecutivos, a seleção feminina americana dos Estados Unidos só fica atrás dos times masculinos de hóquei sobre grama da Índia, que tem seis títulos Olímpicos seguidos no currículo, e do basquetebol dos Estados Unidos, que tem sete. Já pensou entrar para a história como o técnico que perdeu esta invencibilidade?

Confira abaixo a lista de 25 pré-convocadas para os Jogos Rio 2016:

Angel McCoughtry (Atlanta Dream)
Breanna Stewart (University of Connecticut)
Briann January (Indiana Fever)
Brittney Griner (Phoenix Mercury)
Candace Parker (Los Angeles Sparks)
Candice Dupree (Phoenix Mercury)
Chiney Ogwumike (Connecticut Sun)
Courtney Vandersloot (Chicago Sky)
Danielle Robinson (San Antonio Stars)
Diana Taurasi (Phoenix Mercury)
Elena Delle Donne (Chicago Sky)
Jantel Lavender (Los Angeles Sparks)
Jewell Loyd (Seattle Storm)
Kayla McBride (San Antonio Stars)
Lindsay Whalen (Minnesota Lynx)
Maya Moore (Minnesota Lynx)
Nnemkadi Ogwumike (Los Angeles Sparks)
Odyssey Sims (Dallas Wings)
Seimone Augustus (Minnesota Lynx)
Skylar Diggins (Dallas Wings)
Stefanie Dolson (Washington Mystics)
Sue Bird (Seattle Storm)
Sylvia Fowles (Minnesota Lynx)
Tamika Catchings (Indiana Fever)
Tina Charles (New York Liberty)

Resta uma chance de classificação

Seis das 11 seleções que vão tentar quebrar a invencibilidade dos Estados Unidos nos Jogos Rio 2016 já estão definidas. Além dos Estados Unidos, estão classificados Sérvia, Canadá, Austrália, Brasil, Japão e Senegal. As outras cinco seleções que fecham a lista de 12 participantes sairão do pré-Olímpico Mundial, em julho.

Acompanhe a corrida pela classificação Olímpica em todos os esportes

No masculino também só há mais uma chance de classificação, no pré-Olímpico Mundial. O número de vagas, no entanto, é menor: faltam três vagas para preencher a lista de 12 seleções participantes. Estados Unidos, Brasil (país-sede), Nigéria, Austrália, Venezuela, Argentina, Espanha, Lituânia e China já têm vaga garantida para os Jogos Olímpicos.

Quer ver as melhores seleções do mundo no novo caldeirão do basquetebol para os Jogos Rio 2016? Ainda dá tempo – e tem ingresso até para a final feminina. Entre no Portal de Ingressos e garanta suas entradas.