Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Nigéria conquista seu primeiro título africano no basquetebol e garante vaga no Rio 2016

Por Rio 2016

Seleção venceu Angola na final do torneio continental. Vice-campeã, terceiro e quarto lugar terão nova chance de obter vaga Olímpica

Nigéria conquista seu primeiro título africano no basquetebol e garante vaga no Rio 2016

Chamberlain Oguchi, da Nigéria, eleito o melhor jogador da final do Campeonato Africano (FIBA)

A Nigéria obteve uma proeza dupla neste domingo (30), ao conquistar o seu primeiro título do Campeonato Africano de Basquetebol em Rades, na Tunísia, e, com ele, a classificação do país para o torneio masculino nos Jogos Olímpicos. A informação foi divulgada no site da Federação Internacional do esporte.
 
Angola, derrotada na final por 74 a 65, terá uma nova chance de se credenciar para o Rio 2016, durante o Campeonato de Qualificação Olímpica, em julho de 2016, do qual também participarão Tunísia e Senegal, que ficaram, respectivamente, em terceiro e quarto lugar no Africano. 
 
Angola foi à final de olho em seu 12º título continental e chegou a liderar o placar no início da partida, mas, já no segundo quarto, a Nigéria virou e se manteve à frente até o término. O nigeriano Chamberlain Oguchi, cestinha da partida com 19 pontos, foi eleito o melhor jogador da final. 
 
"É o melhor momento da minha vida, poder vir aqui e fazer isso com meus irmãos, é uma sensação maravilhosa", disse Oguchi após receber o prêmio. "Estou feliz por mim, pessoalmente, e por poder compartilhar isso com eles".
 
 
A Tunísia, que havia perdido a vaga na final para Angola, venceu o Senegal por 82 a 73. A seleção dona da casa, mesmo atuando sem seu principal jogador, o gigante de 2,17m Salah Mejri, liderou o placar durante quase toda a partida, dando à torcida uma festejada medalha de bronze.
 
Veja os melhores momentos da partida final:
 

A Nigéria se junta, assim, ao Brasil (país-sede), Estados Unidos (campeão mundial) e Austrália (campeão da Oceania) como as seleções masculinas já classificadas para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.