Sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Rio de Janeiro recebe pela primeira vez uma partida da NBA, a liga profissional norte-americana de basquete. A partida entre o Chicago Bulls, do astro Derrick Rose, e o Washington Wizards, do brasileiro Nenê, vai agitar a Arena Olímpica do Rio, na Barra da Tijuca, a partir das 18h deste sábado, dia 12. E os fãs do melhor basquete do mundo terão uma noite inesquecível.
"Há muitos anos que a liga projeta vir para o país, se instalar aqui. É um sonho antigo que está se concretizando agora. O Brasil passa por um momento internacional muito bom, o basquete está voltando a crescer e não haveria melhor hora para que a NBA entrasse de vez no país. Hoje isso é real e estamos muito felizes. É uma conquista, não apenas para a NBA, como para os fãs brasileiros", comemorou o diretor-executivo da NBA Brasil, Arnon de Mello Neto, que elogiou a escolha da Arena Olímpica do Rio, um dos maiores legados dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, para receber o evento.
"Visitamos algumas arenas, alguns ginásios, e a Arena Olímpica do Rio foi quem ofereceu as condições ideais para a realização do evento. É uma estrutura com padrão internacional, isso é fundamental para receber grandes eventos", destacou.
Os times têm quatro atletas que já disputaram uma edição dos Jogos. Pelo Washington, o brasileiro Nenê Hilário, o francês Kevin Séraphin e o norte-americano Emeka Okafor; e pelo Chicago, o britânico Luol Deng. Outros destaques da NBA, como Joakim Noah, filho do ex-tenista francês Yannick Noah, John Wall e Derrick Rose, eleito melhor jogador da liga (MVP) em 2011, além de lendas vivas do basquetebol como Scottie Pippen, John Paxson e Horace Grant, também estarão presentes no evento, assim Sam Cassell, auxiliar-técnico do Wizards.
A partida entre Bulls e Wizards faz parte de uma série de oito jogos de pré-temporada chamados NBA Global Games. Brasil e Filipinas estreiam no circuito, aumentando para 20 o número de países que já receberam a liga desde 1978. Cidades como Bilbao, na Espanha, Manchester, na Inglaterra, Pequim e Xangai, na China, e Istambul, na Turquia, também receberão jogos neste mês.
"O fato do Brasil receber eventos importantes, claro, projetou ainda mais o país. Muitos eventos internacionais aconteceram ou ainda vão acontecer em breve, como o Pan, em 2007, a Copa das Confederações, este ano, além da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Tudo isso cria um cenário perfeito para o crescimento do esporte, para o crescimento econômico, e a NBA está no Brasil para fazer parte disso", completou o diretor da NBA Brasil.
Xangai e Rio de Janeiro (Brasil) vão receber ainda o ‘Dia do Fã’ (Fan Appreciation Day), evento gratuito de interação dos fãs esporte com integrantes das equipes da NBA. Todos os oito jogos serão transmitidos ao vivo pela NBA TV para os Estados Unidos, além do NBA League Pass Internacional. A ESPN Brasil vai exibir a partida na Arena Olímpica do Rio para todo o país.
Em 2016, os jogos de basquete serão disputados no Parque Olímpico, também na Barra. A Arena Olímpica do Rio será palco das competições de ginástica olímpica (artística, rítmica e trampolim) e basquetebol em cadeira de rodas paralímpico. A arena está localizada dentro do Núcleo do Parque Olímpico, a apenas cinco minutos da Vila Olímpica e Paralímpica.