Nado sincronizado tem última chance de classificação para o Rio 2016 no Maria Lenk
Com entrada gratuita, Torneio Pré-Olímpico reúne esta semana atletas de 30 países e testa operações esportivas para os Jogos
Com entrada gratuita, Torneio Pré-Olímpico reúne esta semana atletas de 30 países e testa operações esportivas para os Jogos
Medalhistas Olímpicas e mundiais do nado sincronizado entram em ação no Maria Lenk (Alex Ferro/Rio 2016)
Sai o mais acrobático, entra o mais elegante dos esportes aquáticos. Uma semana após a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, chegou a vez do nado sincronizado no Centro Aquático Maria Lenk. Quando a música subir para o Torneio Pré-Olímpico do esporte, o que estará em jogo serão as últimas vagas da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A partir desta quarta-feira (2) até o próximo domingo (6), 125 atletas (que formam 27 duetos e sete equipes) de 30 países vão mostrar tudo o que treinaram para entrar na disputa por vagas Olímpicas.
Ona Carbonell, medalhista de prata nos duetos e de bronze nas equipes pela Espanha em Londres 2012
Buenos días! Semana importante. El miércoles empezamos la competición. Boa semana pra todos/as! Nice week to everyone...
Publicado por Ona Carbonell em Segunda, 29 de fevereiro de 2016
O torneio - 28º do calendário Aquece Rio e oitavo no Parque Olímpico da Barra - define as últimas vagas para as duas provas do esporte nos Jogos Olímpicos Rio 2016: a de equipes, que conta com oito participantes, e a de duetos, com 24 representantes.
Cinco das oito equipes participantes já estão definidas: Austrália, China, Rússia, e Egito (campeões das seletivas continentais), além do Brasil (país-sede). Os três melhores países do evento-teste fecham as classificações da prova para o Rio 2016. Canadá, Chile, Espanha, França, Itália, Japão e Ucrânia são os postulantes às últimas vagas.
Acompanhe a corrida pela classificação para os Jogos Olímpicos em todos os esportes
Cada um dos oito países classificados para a prova em equipe também ganha vaga na competição de duetos, aos quais se juntam as cinco melhores duplas de cada seletiva continental (Canadá, Ucrânia e Japão já garantiram vaga). As vagas restantes são definidas neste torneio no Maria Lenk.
Depois de sediar a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, o Centro Aquático Maria Lenk recebe algumas das melhores atletas do mundo em seu último teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Já aprovada por atletas do esporte em maio de 2015, a instalação recebeu melhorias - inclusive uma piscina de aquecimento para o nado sincronizado - para sediar disputas de três esportes nos Jogos Rio 2016.
Eduardo Falcão, gerente de serviços do Comitê Rio 2016
Além de Ona Carbonell - que comanda a Espanha tanto na equipe como no dueto com Gemma Mengual -, ucranianas e japonesas também são destaque. Risako Mitsui e Yukiko Inui, do Japão, foram bronze no Mundial de 2015, enquanto Anna Voloshyna e Lolita Ananasova comandaram a equipe medalhista de bronze no Mundial de 2013 da Ucrânia.
Será uma oportunidade para as adversárias se adaptarem à arena Olímpica e descobrirem como destronar a Rússia, país que conquistou todos os ouros Olímpicos disputados desde Sydney 2000. Por já ter vaga Olímpica assegurada, a seleção russa não disputa este evento-teste, assim como China, Brasil, Austrália e Egito. As brasileiras, no entanto, fazem duas apresentações para o público, uma no sábado (5) e outra no domingo (6).
O evento, organizado pela Federação Internacional de Natação (Fina) e pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) servirá também de testes para 18 áreas funcionais do Comitê Rio 2016, que terá 57 funcionários e 85 voluntários em ação no Maria Lenk. Os testes antidopagem e as áreas de atuação esportiva, como a apresentação ao público, os resultados e as competições, serão os principais testes para os Jogos Olímpicos.

A competição terá portões abertos para os torcedores - é só chegar a partir das 10h30 e escolher seu assento no Centro Aquático Maria Lenk. Para quem não puder ir, também dá para ver: é só acompanhar a transmissão ao vivo da Fina TV.
02/03 (quarta-feira)
Dueto rotina técnica: 11h15 a 12h30
03/03 (quinta-feira)
Dueto rotina livre e cerimônia de premiação: 11h15 a 13h00
05/03 (sábado)
Equipe rotina técnica: 11h15 a 12h00
Apresentação da equipe do Brasil às 12h00
06/03 (domingo)
Equipe rotina livre: 11h15 a 12h30
Apresentação do dueto do Brasil às 12h00
Cerimônia de premiação 13h00
Dueto rotina livre (2ª rodada) - 15h00 às 16h00