Na ginástica artística, Brasil alcança a inédita classificação masculina por equipes
Mundial de Glasgow garantiu oito países. Outros oito brigarão por quatro vagas no evento-teste de abril
Mundial de Glasgow garantiu oito países. Outros oito brigarão por quatro vagas no evento-teste de abril
Ginástica masculina do Brasil fez história ao conseguir a inédita vaga Olímpica por equipes (CBG/Ricardo Bufolin)
Oito países se classificaram na ginástica artística masculina por equipes, para os Jogos Olímpicos Rio 2016, durante o Mundial disputado em Glasgow, na Escócia, que está servindo como Pré-Olímpico. Dentre eles, está o Brasil, que conseguiu a vaga masculina por equipes para os Jogos pela primeira vez.
Japão, China e Grã-Bretanha, pela ordem, tiveram as maiores notas na classificação por equipes do Mundial, que começou na segunda-feira (26) e termina no domingo (1º de novembro). Na sequência, vieram Rússia, Estados Unidos, Suíça, Brasil e Coreia do Sul.
O japonês Kohei Uchimura, campeão Olímpico em Londres 2012 e detentor de cinco títulos mundiais, tem sido o grande destaque no programa masculino do Mundial. O ucraniano Oleg Verniaiev é considerado o único adversário que pode ameaçar mais uma conquista de Uchimura na disputa individual geral.
Mesmo sem passar à final das argolas, o campeão Olímpico e mundial Arthur Zanetti destacou o trabalho da equipe do Brasil, que resultou na vaga inédita. “Estamos muito felizes porque estamos fazendo história para o nosso País. Esta equipe é maravilhosa. Todos somos muito unidos”, ressaltou Zanetti.
Os países classificados entre a nona e a 16ª posições em Glasgow terão nova chance de tentar a classificação para os Jogos Olímpicos: será no Qualificatório Final de Ginástica, evento-teste do Rio 2016, entre 16 e 19 de abril, que distribuirá as quatro últimas vagas por país.
Na briga estarão Alemanha, França, Ucrânia, Holanda, Espanha, Canadá, Romênia e Bielorússia.
No feminino, Brasil tentará a vaga por equipes no evento-teste de abril. Leia mais aqui.
Quer saber mais sobre o sistema de classificação da ginástica? Clique aqui (somente em inglês).
Acompanhe a corrida pela classificação aos Jogos Olímpicos Rio 2016.