Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Na busca pela inédita classificação Olímpica, Zanetti lidera a equipe do Brasil no Mundial

Por Rio 2016

Em entrevista exclusiva ao rio2016.com, ginasta reafirma que a meta para o Rio 2016 é o bicampeonato nas argolas

Na busca pela inédita classificação Olímpica, Zanetti lidera a equipe do Brasil no Mundial

Arthur Zanetti e a seleção brasileira se preparam para o Mundial no CT da Barra da Tijuca (Rio 2016/Gabriela Matos)

Pense em possibilidades de medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos. Pensou? Então provavelmente o nome de Arthur Zanetti veio à sua cabeça. O "senhor dos anéis", como ficou conhecido após o ouro nas argolas nos Jogos Londres 2012, lidera a equipe masculina do Brasil rumo ao Campeonato Mundial de ginástica artística.

A competição, que começa nesta sexta-feira (23), em Glasgow (Escócia), garantirá nos Jogos Rio 2016 as oito melhores equipes masculinas e femininas, assim como os melhores atletas das competições individuais - e a equipe masculina do Brasil tentará alcançar a inédita classificação Olímpica.

"O esporte no Brasil vem evoluindo, isso se confirma pelos últimos resultados, inclusive nos Mundiais. A gente espera continuar nessa evolução até os Jogos Olímpicos também", afirma o campeão Olímpico, que no vídeo a seguir fala sobre as expectativas para o Rio 2016 e a pressão por ganhar mais medalhas de ouro.

 
O ginasta de 1,56m tornou-se um gigante em Londres 2012. De quase desconhecido a ídolo nacional, Zanetti dominou as competições nas argolas desde que se tornou campeão Olímpico: foi ouro no Mundial da Antuérpia 2013, nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014,  nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, e em várias etapas da Copa do Mundo. O único resultado diferente do ouro veio no último Mundial. Em Nanning 2014, o título ficou com o chinês Liu Yang, que competia em casa. Glasgow 2015, onde o rival também estará competindo, será a chance para o tira-teima.
 
Arthur Zanetti se apresenta nas argolas em Londres 2012
Arthur Zanetti superou o rival chinês Liu Yang em Londres 2012 (Foto: Ronald Martinez/Getty Images)
 
Zanetti impressiona pela tranquilidade com que se apresenta nas competições. Para se manter no topo durante tanto tempo sem sentir a pressão pelo resultado, o ginasta conta com a ajuda de livros inspiradores ("como os do Bernardinho e as biografias do Guga e do Andre Agassi") e das músicas antes das competições - animadas, desde sertanejo a David Guetta. Mas o segredo, ele garante, é outro:
 
"É treinamento; o resultado é consequência. O atleta precisa entrar em competição preocupado em fazer o seu melhor, e não no tamanho da importância daquela disputa", disse.
 
Tudo indica que Zanetti estará de volta aos Jogos Olímpicos no ano que vem - e ele já afirmou que seu principal objetivo será mesmo manter o título Olímpico. Com o apoio vindo das arquibancadas, vai ser difícil separar o "senhor dos anéis" de seu precioso ouro.
 
"A energia do público ajuda muito, me deu uma força que eu nunca senti na vida”, destaca o atleta, sobre a etapa da Copa do Mundo disputada em São Paulo, em maio deste ano.
 
Arthur Zanetti comemora bom resultado
No Mundial, o foco será classificar a equipe masculina brasileira para os Jogos Rio 2016 (Foto: Ezra Shaw/Getty Images)