Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Museu do Amanhã: o legado já é

Por Rio 2016

Com esporte no DNA inspirador, espaço inaugurado marca revitalização impulsionada pelos Jogos Rio 2016

Museu do Amanhã: o legado já é

O Museu do Amanhã chega como um dos símbolos da revitalização do Centro do Rio (Rio 2016/Daniel Ramalho)

Texto: Thiago Minete

Nem só de arenas esportivas são feitos os Jogos Olímpicos. Aproveitar as oportunidades de desenvolvimento e deixar legados são preocupações fundamentais do Rio 2016. Nesta quinta-feira (17), mais que um marco de modernização, a inauguração do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, concretiza: a menos de sete meses do começo do maior evento esportivo do mundo, o futuro já chegou à cidade.

“Tanto o museu quanto o esporte são uma homenagem da humanidade a si própria. São reinvenções que nos dignificam, que exaltam o ser humano e sua origem”

Santiago Calatrava, espanhol, autor do projeto arquitetônico do Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã impressiona tanto pela grandiosidade como pela suavidade. As estruturas de ângulos improváveis contrastam com curvas surpreendentes – e a predominância da cor branca confere ao local uma leveza quase que sobrenatural. Autor de renomadas obras pelo mundo – inclusive o estádio Olímpico de Atenas –, o espanhol buscou inspiração em diversos aspectos do Rio de Janeiro. E o esporte, claro, não poderia ter ficado de fora do inspirador DNA da cidade.

Museu do amanhã rio 2016 praça mauá

Com 20m de altura e 338m de comprimento, o Museu do Amanhã é o mais novo cartão-postal do Rio (Foto: Rio 2016/Daniel Ramalho)

 

“O esporte é uma inspiração, é uma coisa extraordinária. É algo saudável, educativo, jamais prejudica. É um dos instrumentos mais antigos que existem para educar, sobretudo os jovens. E é também um grande gerador de beleza. Basta ver, por exemplo, os 100m rasos, a ginástica, ou a intensidade e da emoção de ver duas equipes competir”, disse.

A forma, os ângulos pouco convencionais, a tecnologia sensorial... tudo foi pensado para apontar para o futuro, com objetivo de causar impacto nos visitantes. A proposta do museu é que ninguém saia dali indiferente.

“Quero voltar ao Rio quantas vezes for possível. Sempre saio encantado. Estivemos na Vista Chinesa e, com aquele crepúsculo, pensei: esta é a cidade mais linda do mundo”

Para Calatrava, é muito importante que todo o entorno esteja integrado ao museu. No Rio, ele encontrou um ambiente com um grande leque de opções para seu projeto. “O Dedo de Deus, a baía de Guanabara, as plantas aqui instaladas, típicas da Mata Atlântica... tudo interage com a cidade como um todo, com seus moradores e sua geografia”, disse.

Encantado com o Rio e apaixonado por esqui, escalada e ex-praticante de vela, Calatrava afirma que estará no Rio para acompanhar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no ano que vem. E já sabe o que quer assistir:

“Quero ver a final dos 100m! É uma grande emoção. Muito curta, pouco mais de 9s, mas extraordinária!”.

Conheça o Museu do Amanhã e faça um tour virtual pelas instalações preparado por O Globo

Bom humor e olho no futuro

A inauguração do Museu do Amanhã é um marco de revitalização do centro do Rio de Janeiro. Chegando a bordo do novíssimo VLT (veículo leve sobre trilhos) , a presidente da República Dilma Rousseff, o governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes enfatizaram a importância histórica do lolcal e os frutos que serão deixados para o amanhã.

“Os Jogos Olímpicos são uma alavanca de transformação para a cidade, e a Praça Mauá é um grande símbolo disso”, afirmou o prefeito, voltando-se também ao museu do outro lado da praça, o MAR (Museu de Arte do Rio).

Museu do amanhã vlt paraça mauá rio 2016

Presidente, governador e prefeito chegaram de VLT à Praça Mauá (Foto: Rio 2016/Daniel Ramalho)

 

Após uma breve visita à exposição do museu, autoridades políticas e personalidades da cultura carioca (como Fernando Meirelles e Vik Muniz, líderes de cerimônia Rio 2016, e o jornalista Marcelo Tas) se acomodaram no auditório do museu – também moderno, em formato oval e ornamentado com estruturas verticais nas paredes – para os discursos de inauguração. Agradecimentos, bom humor e discursos sobre a importância do legado para a população carioca marcaram as falas da cerimônia.

“O prefeito estava certo quando dizia que o Rio estava de costas para o que tinha de mais bonito”, lembrou a presidente Dilma Rousseff. Ela lamentou não poder ter ficado todo o tempo que queria nas exposições do museu, devido á pressa do prefeito Eduardo Paes. “Vamos logo, vamos embora, temos uma inauguração a fazer”, reproduziu, sorrindo, o que ouviu do prefeito.

 

Caraca, que boné maneiro #MuseuDoAmanha

Posted by Marcelo Tas on Thursday, 17 December 2015

A cerimônia foi seguida por um breve coquetel para convidados e trabalhadores da construção do museu, realizado no lado externo. Nada mais justo para quem ajudou a erguer uma estrutura de 55 mil toneladas de concreto, 4,3 milhões de kg de metal, 76 mil litros de tinta – em 20m de altura e 338m de comprimento.

“Ver o museu pronto e sendo inaugurado por tanta gente importante é muito gratificante. Pegamos pesado de verdade, mas é uma grande honra ver tudo pronto e tão bonito agora”, disse o operário Evandro Pereira, de 35 anos, um dos responsáveis pelas instalações elétricas do museu. Assim como seu colega Marcos Antônio Natividade, que não vai demorar muito a voltar para a obra que ajudou a erguer: “Vou trazer minha família toda aqui para conhecer nosso trabalho, com certeza”. 

museu do amanhã dilma roussef rio 2016

A presidente Dilma Rousseff e o prefeito Eduardo Paes interagiram com as instalações (Foto: Rio 2016/Daniel Ramalho)