Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Mundial de tiro esportivo garante 64 vagas nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Por Rio 2016

Mais de 2.000 atletas de 96 países lutarão pela classificação em Granada, na Espanha

Mundial de tiro esportivo garante 64 vagas nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Campeão Olímpico em Atenas 2004, Matt Emmons, dos Estados Unidos, é um dos favoritos nas provas da Carabina (Getty Images/Lars Baron)

Cidade-sede de partidas da primeira fase da Copa do Mundo masculina de basquetebol, Granada, na Espanha, receberá mais um torneio classificatório para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A partir da próxima segunda, dia 8, mais de 2.000 atletas do tiro esportivo de 96 países diferentes estarão na cidade para a disputa da 51ª edição do Campeonato Mundial, torneio que colocará em jogo 64 vagas para os Jogos Rio 2016.

Com as 15 provas Olímpicas do tiro esportivo em seu programa, o Campeonato Mundial será o primeiro e mais importante torneio classificatório para os Jogos Rio 2016, sendo responsável por 64 das 390 vagas do esporte nos primeiros Jogos da América do Sul.

As vagas obtidas na competição serão destinadas aos Comitês Olímpicos Nacionais dos países dos atletas que as conquistaram. Estes definirão quais atletas representarão o país nos Jogos Rio 2016. Cada país pode ter até dois representantes em cada prova no torneio Olímpico. País-sede, o Brasil tem nove vagas garantidas, cinco em provas masculinas e quatro em provas femininas.

Com 82 atletas inscritos na competição, os Estados Unidos chegam dispostos a conquistar vagas em todas as provas no Campeonato Mundial. Uma das principais esperanças da equipe é Matt Emmons, campeão Olímpico na prova da Carabina 50m deitado em Atenas 2004, prata em Pequim 2008 e bronze em Londres 2012, desta vez na Carabina 3 posições 50m.

“É uma grande competição, a mais difícil de vencer. Gosto de grandes desafios e trabalhei os últimos 18 meses pensando neste evento. Todas as outras competições de que participei representaram degraus na minha preparação para o Mundial. Cheguei perto do pódio na Copa do Mundo e agora é o momento de ver se tudo que aprendi e trabalhei neste ano será suficiente para me levar onde quero estar”, comenta o atirador dos Estados Unidos.

Indiano Gurpal Singh espera um bom desempenho na prova da Pistola 50m (Foto: Getty Images/Francois Nel)

 

A Índia, com 89 atletas em sua delegação, também chega à cidade espanhola mirando vagas nos Jogos Rio 2016. Gurpal Singh, que compete na prova da Pistola 50m, acredita no bom desempenho do país na competição

“Estou confiante de que posso me sair bem no Campeonato Mundial e que posso conquistar uma vaga para a Índia nos Jogos Olímpicos. Todos os nossos atiradores estão muito bem no cenário internacional e tenho certeza que a Índia tem condições de assegurar pelo menos cinco ou seis vagas na competição”, diz o atirador, que recentemente conquistou a medalha de prata nos Jogos da Commonwealth.

As 64 vagas em jogo na competição são distribuídas entre as 15 provas Olímpicas da seguinte forma: Carabina 3 posições 50m masculino (5), Carabina deitado 50m masculino (5), Carabina de ar 10m masculino (6), Pistola 50m masculino (4), Pistola de tiro rápido 25m masculino (2), Pistola de ar 10m masculino (6), Fossa Olímpica masculino (3), Fossa double masculino (2), Skeet masculino (3), Carabina 3 posições 50m feminino (5), Carabina de ar 10m feminino (6), Pistola 25m feminino (5), Pistola de ar 10m feminino (6), Fossa Olímpica feminino (3) e Skeet feminino (3).

Outros 16 eventos classificatórios do tiro esportivo, de níveis continental e mundial, serão realizados entre 2014 e 2016, dando vagas a outros 302 atletas. As 24 vagas restantes serão definidas através de convites.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.