Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Mundial de Judô dá 13 vagas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Por Rio 2016

Competição reunirá 234 atletas com deficiências visuais de 36 países em Colorado Springs, nos Estados Unidos

Mundial de Judô dá 13 vagas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Ucraniano Oleksandr Kosinov quer classificar a Ucrânia para os Jogos Rio 2016 (Getty Images/Dennis Grombkoski)

O mundo conhecerá nos próximos dias os primeiros classificados do judô para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Entre quinta (dia 4) e sexta (dia 5), 234 atletas de 36 países participam do Campeonato Mundial do esporte, que será realizado no Centro Olímpico de Treinamento dos Estados Unidos, na cidade de Colorado Springs, e colocará em jogo 13 vagas nos Jogos Rio 2016.

O mundo conhecerá nos próximos dias os primeiros classificados do judô para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Entre quinta (dia 4) e sexta (dia 5), 234 atletas de 36 países participam do Campeonato Mundial do esporte, que será realizado no Centro Olímpico de Treinamento dos Estados Unidos, na cidade de Colorado Springs, e colocará em jogo 13 vagas nos Jogos Rio 2016.

O campeão mundial de cada categoria garantirá a vaga de seu país nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. As vagas classificadas serão destinadas aos Comitês Paralímpicos Nacionais dos atletas que as conquistaram. Estes decidirão quais atletas os representarão nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Campeão paralímpico na categoria até 81kg em Londres 2012, o ucraniano Oleksandr Kosinov tem como prioridade a classificação de seu país aos Jogos Rio 2016 através do Campeonato Mundial. Depois de participar de vários períodos de treinamentos em 2014, Oleksandr está confiante para buscar o título mundial.

“Tenho um desejo enorme de classificar a Ucrânia para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. É muito importante para mim e para o meu país. Teremos outras oportunidades de classificação, mas a primeira é no Campeonato Mundial, então todas as minhas atenções estão voltadas para essa competição. Vai ter um evento espetacular e espero os melhores resultados, apesar de saber que os atletas mais fortes do mundo competirão em Colorado Springs”, comenta o ucraniano.

Campeã paralímpica em Londres 2012, alemã Carmen Brussig (de azul) almeja boa classificação no Mundial (Foto: Getty Images/Gareth Copley)

 

Um dos destaques da competição feminina é a veterana alemã Carmen Brussig, de 37 anos. Medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, bronze em Pequim 2008 e bicampeã mundial, ela é uma das favoritas na categoria até 48kg.

“Levei muito a sério minha preparação para o Campeonato Mundial e gostaria muito de ganhar uma medalha e somar muitos pontos no ranking mundial. O nível é alto e não podemos subestimar nenhum adversário. É importante que eu siga bem fisicamente, sem lesões, pois na minha idade só consigo me planejar pensando em um ano de cada vez”, diz Carmen, que tem uma irmã gêmea, Ramona, que também é campeã Paralímpica de judô.

O Campeonato Mundial colocará uma vaga em jogo nas sete categorias masculinas (até 60kg, até 66kg, até 73kg, até 81kg, até 90kg, até 100kg e acima de 100kg) e nas seis femininas (até 48kg, até 52kg, até 57kg, até 63kg, até 70kg e acima de 70kg).

O torneio de judô dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 contará com a participação de 12 atletas em cada categoria masculina e oito competidoras em cada categoria feminina, totalizando 132 participantes com deficiência visual. País-sede, o Brasil tem direito a uma vaga em cada categoria. As vagas restantes serão definidas através do ranking mundial e de convites realizados pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e pela Federação Internacional de Esportes para Deficientes Visuais (IBSA).

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.