Mundial de Ginástica Rítmica define primeiros países classificados para os Jogos Olímpicos
Maior potência do esporte, Rússia já tem duas vagas individuais e uma na competição em grupo no maior evento esportivo do mundo no ano que vem
Maior potência do esporte, Rússia já tem duas vagas individuais e uma na competição em grupo no maior evento esportivo do mundo no ano que vem
Atual campeã Olímpica, equipe russa é uma das classificadas para os Jogos Rio 2016 (Getty Images/Ronald Martinez)
Os torcedores que compraram ingressos para o esporte mais gracioso do programa Olímpico já podem comemorar, pois algumas das maiores potências da ginástica rítmica, como Rússia, Bulgária, Espanha e Itália, estão de viagem marcada para o Rio em 2016. As primeiras vagas da competição nos Jogos Olímpicos foram confirmadas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), após a apuração dos resultados do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica 2015, realizado na última sexta (11), em Stuttgart, na Alemanha.
Primeira janela de classificação Olímpica do esporte, o Campeonato Mundial de 2015 distribuiu 15 vagas individuais e dez para equipes. Para a competição em grupos, garantiram vaga as equipes da Rússia, Bulgária, Espanha, Itália, Japão, Israel, Bielorrússia, China, Estados Unidos e Ucrânia.
Já para as disputas individuais, os países que poderão enviar ginastas ao Rio são: Rússia (com duas vagas), Bielorrússia (duas vagas), Geórgia, Ucrânia, Azerbaijão, Israel, Estados Unidos, Espanha, Bulgária, Coréia do Sul, França, Grécia e Japão.
As vagas restantes serão disputadas no evento-teste de ginástica do Rio 2016, marcado para abril do ano que vem. Acompanhe a corrida pela classificação para os Jogos Olímpicos.