Mundial de futebol de 5 vai classificar o campeão para os Jogos Paralímpicos Rio 2016
Doze seleções disputam a competição no Japão, incluindo o tricampeão Brasil, que já tem vaga garantida nos Jogos Paralímpicos
Doze seleções disputam a competição no Japão, incluindo o tricampeão Brasil, que já tem vaga garantida nos Jogos Paralímpicos
Brasil e Argentina dividem os títulos nas cinco edições já realizadas do campeonato mundial de futebol de 5 (Getty Images/Buda Mendes)
Sairá de Tóquio o primeiro classificado do futebol de 5 para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. A capital japonesa recebe deste domingo (dia 16) até a próxima segunda-feira (24) a sexta edição do campeonato mundial do esporte, que reunirá as 12 melhores seleções de futebol para cegos do planeta. O vencedor do torneio garantirá presença nos Jogos Rio 2016 ao lado do Brasil, que por ser o país-sede já tem sua vaga reservada.
Em Tóquio, o Brasil tentará manter sua soberania na competição. Campeã em 1998, 2000 e 2010, a equipe sul-americana buscará seu quarto título mundial. E, apesar de já ter assegurada a vaga para lutar pelo tetracampeonato Paralímpico daqui a dois anos, os brasileiros apostam no campeonato mundial como um importante estágio na preparação para os Jogos Rio 2016.
"Nosso objetivo é conquistar o título e tenho certeza que com a preparação que tivemos, faremos o possível para trazer para o Brasil a quarta medalha de ouro do mundial. É uma competição de grande importância, pois se vencermos, chegaremos fortes em 2016”, diz Marquinhos, jogador remanescente da equipe que conquistou o primeiro título, em 1998, em Campinas (SP).
Os principais rivais dos brasileiros no mundial devem ser os vizinhos argentinos. Campeões mundiais em 2002 e 2006 e medalhistas de prata em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008, os “Murciélagos” (morcegos, em espanhol) querem voltar ao topo do pódio na competição e aproveitar a primeira oportunidade de classificação para os Jogos Rio 2016.
“Queremos trazer o troféu para o nosso país e vamos dar tudo de nós para cumprir esse objetivo. Nossas chances são altas. Temos muita confiança e trabalhamos duro por muitos anos para isso. Tomara que a gente consiga a vaga para o Rio 2016!”, diz o camisa 10 da seleção argentina, David Peralta, que jogou no Brasil nas duas últimas temporadas.

Além dos sul-americanos, a França, medalhista de prata em Londres 2012, a Espanha, dona do bronze, e a China, vice-campeã Paralímpica em Pequim 2008, também são fortes candidatas à classificação. Os franceses, que realizaram sua preparação para a competição em Paris, esperam ir além do quinto lugar obtido nas duas últimas edições do mundial.
"O mundial é uma bela competição, a principal, depois dos Jogos Paralímpicos, tanto em relação ao nível de jogo quanto ao padrão de organização. Estou confiante que podemos ter um belo desempenho. Estreamos muito bem, com o quinto lugar em 2006, e ficamos na mesma posição em 2010. Agora queremos ser ainda melhores. Terminar no pódio seria incrível", diz Martin Baron.
As 12 seleções que disputam a competição foram divididas em três grupos na primeira fase: França, Japão, Marrocos e Paraguai estão no grupo A; Brasil, China, Colômbia e Turquia formam o B; enquanto Alemanha, Argentina, Coreia do Sul e Espanha compõem o C. Os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros, avançarão às quartas-de-final.
Além do Brasil e do vencedor do campeonato mundial, outras seis seleções disputarão os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Os donos destas vagas serão definidos em torneios classificatórios continentais, todos realizados em 2015.