Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Mundial de futebol de 5 vai classificar o campeão para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Por Rio 2016

Doze seleções disputam a competição no Japão, incluindo o tricampeão Brasil, que já tem vaga garantida nos Jogos Paralímpicos

Mundial de futebol de 5 vai classificar o campeão para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Brasil e Argentina dividem os títulos nas cinco edições já realizadas do campeonato mundial de futebol de 5 (Getty Images/Buda Mendes)

Sairá de Tóquio o primeiro classificado do futebol de 5 para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. A capital japonesa recebe deste domingo (dia 16) até a próxima segunda-feira (24) a sexta edição do campeonato mundial do esporte, que reunirá as 12 melhores seleções de futebol para cegos do planeta. O vencedor do torneio garantirá presença nos Jogos Rio 2016 ao lado do Brasil, que por ser o país-sede já tem sua vaga reservada.

Em Tóquio, o Brasil tentará manter sua soberania na competição. Campeã em 1998, 2000 e 2010, a equipe sul-americana buscará seu quarto título mundial. E, apesar de já ter assegurada a vaga para lutar pelo tetracampeonato Paralímpico daqui a dois anos, os brasileiros apostam no campeonato mundial como um importante estágio na preparação para os Jogos Rio 2016.

"Nosso objetivo é conquistar o título e tenho certeza que com a preparação que tivemos, faremos o possível para trazer para o Brasil a quarta medalha de ouro do mundial. É uma competição de grande importância, pois se vencermos, chegaremos fortes em 2016”, diz Marquinhos, jogador remanescente da equipe que conquistou o primeiro título, em 1998, em Campinas (SP).

Os principais rivais dos brasileiros no mundial devem ser os vizinhos argentinos. Campeões mundiais em 2002 e 2006 e medalhistas de prata em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008, os “Murciélagos” (morcegos, em espanhol) querem voltar ao topo do pódio na competição e aproveitar a primeira oportunidade de classificação para os Jogos Rio 2016.

“Queremos trazer o troféu para o nosso país e vamos dar tudo de nós para cumprir esse objetivo. Nossas chances são altas. Temos muita confiança e trabalhamos duro por muitos anos para isso. Tomara que a gente consiga a vaga para o Rio 2016!”, diz o camisa 10 da seleção argentina, David Peralta, que jogou no Brasil nas duas últimas temporadas.

Medalhista de prata em Londres 2012, seleção da França é uma das forças da Europa no campeonato mundial (Foto: Getty Images/Matthew Loyd)

 

Além dos sul-americanos, a França, medalhista de prata em Londres 2012, a Espanha, dona do bronze, e a China, vice-campeã Paralímpica em Pequim 2008, também são fortes candidatas à classificação. Os franceses, que realizaram sua preparação para a competição em Paris, esperam ir além do quinto lugar obtido nas duas últimas edições do mundial.

"O mundial é uma bela competição, a principal, depois dos Jogos Paralímpicos, tanto em relação ao nível de jogo quanto ao padrão de organização. Estou confiante que podemos ter um belo desempenho. Estreamos muito bem, com o quinto lugar em 2006, e ficamos na mesma posição em 2010. Agora queremos ser ainda melhores. Terminar no pódio seria incrível", diz Martin Baron.

As 12 seleções que disputam a competição foram divididas em três grupos na primeira fase: França, Japão, Marrocos e Paraguai estão no grupo A; Brasil, China, Colômbia e Turquia formam o B; enquanto Alemanha, Argentina, Coreia do Sul e Espanha compõem o C. Os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros, avançarão às quartas-de-final.

Além do Brasil e do vencedor do campeonato mundial, outras seis seleções disputarão os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Os donos destas vagas serão definidos em torneios classificatórios continentais, todos realizados em 2015.