Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Mundial de Atletismo de Moscou é o maior destaque do esporte no mês de agosto

Por Rio 2016

Fique por dentro dos dez campeonatos de esportes Olímpicos e Paralímpicos que agitaram o globo

Mundial de Atletismo de Moscou é o maior destaque do esporte no mês de agosto

O atleta jamaicano Usain Bolt vence os 100m e 200m rasos no Mundial de Atletismo de Moscou (Moscow 2013/Takashi Ito)

Dez campeonatos mundiais de esportes Olímpicos e Paralímpicos agitaram o mês de agosto em todo o planeta. Os grandes destaques foram o Mundial de Atletismo de Moscou (RUS) e o Mundial de Natação Paralímpica de Montreal (CAN). Três esportes tiveram seus mundiais disputados simultaneamente tanto na versão olímpica quanto na paralímpica: esgrima, canoagem velocidade e remo. Confira um breve resumo de todos os campeonatos mundiais de agosto:

Atletismo

Rússia, Estados Unidos e Jamaica se destacaram no Campeonato Mundial de Atletismo, realizado entre 10 e 18 de agosto, no Estádio Luzhniki, em Moscou (RUS), o mesmo que recebeu o esporte nos Jogos Olímpicos de 1980. A equipe da casa conquistou sete medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze, com destaque para as mulheres.

Bicampeã olímpica (Atenas 2004 e Pequim 2008) e bronze em Londres 2012, Yelena Isinbayeva sagrou-se tricampeã do mundo no salto com vara e deixou a torcida em polvorosa ao afirmar que vai fazer uma pausa na carreira para ser mãe e deverá voltar a competir no Rio 2016.

Destaque ainda para Svetlana Shkolina, que conseguiu a melhor marca da carreira no salto em altura (2,03) para conquistar a medalha de ouro, e Tatyana Lysenko, que venceu o lançamento de martelo com 78,80 metros, recorde da competição e segunda melhor marca de todos os tempos.

Os Estados Unidos totalizaram seis ouros, 13 pratas e seis bronzes, com destaque para Ashton Eaton, atual campeão olímpico e agora mundial do decatlo, e para LaShawn Merritt, ouro nos 400m rasos. Já a Jamaica alcançou a terceira colocação no quadro de medalhas graças aos seus incríveis velocistas. Usain Bolt e Shelly-Ann Fraser-Pryce venceram os 100m e 200m rasos e ainda ajudaram o país a conquistar a medalha de ouro no revezamento 4x100m tanto no masculino quanto no feminino.

Badminton

19ª edição do Campeonato Mundial de Badminton, realizada na cidade chinesa de Guangzhou, entre 5 e 11 de agosto, reforçou a hegemonia do chinês Lin Dan e revelou a mais nova campeã do mundo de todos os tempos. Bicampeão olímpico, Super Dan, como é conhecido, derrotou o arquirrival na decisão, o malaio Lee Chong Wei para se tornar o primeiro atleta da história com cinco títulos mundiais.

Na final feminina, a tailandesa Ratchanok Inthanon venceu a chinesa Li Xuerui, número 1 do mundo e atual campeã olímpica, por 2 sets a 1, com parciais de 22/20, 18/21 e 21/14. Aos 18 anos, a menina prodígio já é uma celebridade no seu país. O Mundial 2013 sagrou ainda três duplas campeãs. As chinesas Wang Xiaoli e Yu Yang ficaram com o título feminino. No masculino, Muhammad Ahsan e Hendra Setiawan, da Indonésia, foram os campeões. Já nas duplas mistas o título ficou com Tontowi Ahmad e Lilyana Natsir.

Canoagem velocidade e paracanoagem

A cidade alemã de Duisburgo recebeu no fim de agosto o 40º Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade. Cerca de 1.500 atletas de 79 países lutam por medalhas em um total de 33 eventos. Ao mesmo tempo, acontece o 3º Mundial de Paracanoagem, com a participação de 130 atletas de 33 países. O esporte vai estrear em Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.  

Esgrima e esgrima em cadeira de rodas

Entre 4 e 12 de agosto, a capital húngara Budapeste foi a sede do Mundial de Esgrima Olímpico e em Cadeira de Rodas. A competição incluiu disputas individuais e por equipes na espada, florete e sabre. No torneio olímpico, destaque para a equipe italiana formada por Valentina Vezzali, dona de seis medalhas de ouro olímpicas, Elisa di Francisca e Carolina Erba, que não deu chances aos rivais no florete e conquistou a medalha de ouro. Na esgrima em cadeira de rodas, destaque para a China, que conquistou oito medalhas de ouro. 

Ginástica rítmica

32º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica começou nesta quarta-feira, dia 28, e se estende até o dia 1º de setembro, no lendário ginásio Sports Palace, em Kiev, capital da Ucrânia. O evento comemora 50 anos da sua primeira competição, realizada em Budapeste, na Hungria, em 1963. Diversas medalhistas olímpicas participam do Mundial, que conta com atletas de 55 países. 

Judô

Sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Cidade Maravilhosa recebe o Campeonato Mundial de Judô, principal competição do ano do esporte, entre o dia 26 de agosto e 1º de setembro. O Mundial contabiliza 783 atletas inscritos de 124 países.  

Natação paralímpica

Montreal, no Canadá, recebeu, entre 12 e 18 de agosto, o Campeonato Mundial de Natação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC). A competição contou com 480 atletas de 53 países (39 deles subiram ao pódio), que disputaram 172 medalhas de ouro. Foram batidos 43 novos recordes mundiais. A Ucrânia ficou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, seguida de Rússia e Grã-Bretanha.

O maior destaque individual foi o multimedalhista paralímpico brasileiro Daniel Dias, que conquistou seis medalhas de ouro em Montreal. “Foi um ótimo início de ciclo olímpico. Um grande passo para fazer bonito no Rio 2016”, disse Daniel.

Outro grande nome do Mundial, e com um futuro brilhante, é o da neozelandesa Mary Fisher, que conquistou o primeiro ouro paralímpico em Londres 2012 e deixou Montreal com cinco medalhas douradas no peito. “Não podia esperar por nada melhor. Minha esperança é ser ainda melhor no Rio de Janeiro”, afirmou Mary. 

Paraciclismo de Estrada

Os melhores atletas do mundo do paraciclismo de estrada estarão reunidos na cidade canadense de Baie-Comeau até o dia 1º de setembro. Serão disputadas provas de estrada, contrarrelógio e de handcycling, bicicleta movida pelas mãos como as usadas pelo ex-piloto da Fórmula 1 e bicampeão da Indy, o italiano Alessandro Zanardi

Remo olímpico e paralímpico

Campeonato Mundial de Remo de 2013 acontece em Chungju, na Coreia do Sul, até domingo, dia 1º de setembro. A cidade coreana recebe o Mundial olímpico e o paralímpico de remo.

Vela olímpica e paralímpica

Campeonatos Mundiais de duas disciplinas da vela olímpica acontecem no fim do mês de agosto. Talinn, capital da Estônia, recebe até este sábado o Mundial da Classe Finn, enquanto Dun Laoghaire, na Irlanda, será palco da principal competição do ano na classe Laser Radial, do dia 30 de agosto até 6 de setembro.

Já o Mundial Paralímpico de Vela acontece em Kinsale, na Irlanda. Entre os destaques, a britânica Helena Lucas e o trio norueguês formado por Aleksander Wang-Hansen, Marie Solberg e Per Eugen Kristiansen.