Mundial 2013 reúne maiores feras do judô na cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016
Ingressos já estão esgotados para os sete dias da competição, que acontece no Maracanãzinho
Ingressos já estão esgotados para os sete dias da competição, que acontece no Maracanãzinho
Atletas brasileiros se preparam para o Mundial de Judô 2013 (IPC/Evgeniya Bocharnikova)
Sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Cidade Maravilhosa é palco nesta semana do Campeonato Mundial de Judô, principal competição do ano do esporte. Até o dia 1º de setembro, os melhores atletas de todos os continentes lutarão por medalhas no Maranacãzinho, que promete ficar pequeno para a festa da torcida. Os ingressos já estão esgotados para os sete dias de competição. (Acompanhe aqui a cobertura do campeonato)
O Mundial do Rio de Janeiro receberá 783 atletas de 124 países. É a terceira vez que o Brasil sedia a competição e vai para a disputa com a equipe completa. São 18 judocas brasileiros, sendo cinco deles líderes do ranking mundial. Técnico da seleção brasileira masculina desde 2001, Luiz Shinohara já ajudou a trazer seis medalhas olímpicas para o Brasil. E destaca quais serão as principais potências adversárias: “Destaco os atletas do Japão, Rússia, Geórgia e Coreia do Sul como os maiores adversários dos brasileiros”, disse.
A França é outro país com uma equipe poderosa. Entre os seus destaques, está o peso pesado Teddy Riner, medalha de ouro em Londres 2012 e bronze em Pequim 2008, além de pentacampeão mundial – soma quatro títulos individuais e um por equipes. O primeiro título da fera francesa aconteceu justamente no Rio de Janeiro, em 2007.
“Foi no Rio que tudo começou pra mim. E como estamos iniciando um novo ciclo olímpico, tenho tudo pra poder ter uma boa performance. Espero impor o meu judô. Uma pubalgia atrapalhou um pouco meu treinamento, mas estou em grande forma física”, disse Riner.
As disputas na categoria peso médio - até 90 kg para os homens e até 70kg para as mulheres -, que acontecem no dia 30, são as que prometem uma disputa mais intensa, levando em consideração a quantidade de títulos. Os judocas medalhistas de mundiais que estarão no torneio nessa categoria são o sul-coreano Kyu-Won Lee, vencedor em 2011; Varlam Liparteliani, da Geórgia, campeão em 2009; Guillaume Elmont, da Holanda, que trinfou no mundial de 2005; além do grego Ilias Iliadis, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e bicampeão mundial.
No feminino, outra chuva de medalhas douradas. A colombiana Yuri Alvear e a cubana Onix Cortés foram vitoriosas nos mundiais de 2009 e 2006, respectivamente. Já a francesa Lucie Décosse sagrou-se medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos Londres 2012. Os representantes brasileiros na categoria serão Eduardo Santos, que substituiu Tiago Camilo, lesionado durante os treinos, e Maria Portela, atleta com diversos títulos em Grand Slams e eventos continentais.
Vale lembrar que o judô dos Jogos Olímpicos Rio 2016 será disputado na Arena Olímpica do Rio, na Barra, um dos maiores legados dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. O Maracanãzinho receberá as competições do voleibol.
Confira a programação:
23 de agosto – Assembleia Geral FIJ (9h-18h, Hotel Sofitel, Copacabana)
25 de agosto – Congresso Técnico, Sorteio das Chaves e Coletiva de Imprensa (14h, Hotel Royal Tulip, São Conrado)
26 de agosto – 60kg, 48kg (a partir de 10h, Maracanãzinho)
27 de agosto – 66kg, 52kg (a partir de 10h, Maracanãzinho)
28 de agosto – 73kg, 57 kg (a partir de 10h, Maracanãzinho)
29 de agosto – 81kg, 63kg (a partir de 10h, Maracanãzinho)
30 de agosto – 90kg, 70kg, 78kg (a partir de 9h, Maracanãzinho)
31 de agosto – 100kg, +100kg, +78kg (a partir de 9h, Maracanãzinho)
1º de setembro – Competição por Equipes (a partir de 9h, Maracanãzinho)