Equilíbrio e duelos entre campeões mundiais marcam basquetebol em cadeira de rodas no RIo 2016
Tiago Frank e Mateto Feriani, da seleção brasileira masculina, comentam as partidas da primeira fase dos Jogos Paralímpicos
Tiago Frank e Mateto Feriani, da seleção brasileira masculina, comentam as partidas da primeira fase dos Jogos Paralímpicos
A seleção masculina do Brasil experimentou a Arena Carioca 1 durante o evento-teste de basquetebol (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
"É um torneio equilibradíssimo, tudo vai depender do dia: quem estiver melhor na hora pode vencer." Tiago Frank, o técnico da seleção masculina do Brasil de basquetebol em cadeira de rodas, entende que a disputa é absolutamente imprevisível na modalidade nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. "Todas as seleções que se classificaram têm um diferencial e podem estar no pódio", afirma.
Com tantas seleções candidatas às medalhas, o Rio2016.com consultou quem mais entende do assunto para situar o torcedor. Além de Tiago Frank, no masculino, o assistente técnico da seleção Metteo Feriani ajudou a destrinchar a tabela e mostrou os principais confrontos do torneio feminino.
O torneio Paralímpico de basquetebol em cadeira de rodas acontece entre os dias 8 e 17 de setembro, na Arena Carioca 1 e na Arena Olímpico do Rio, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.
Holanda e Estados Unidos se enfrentaram em Londres 2012 - as euorpeias levaram a melhor (Foto: Getty Images/Scott Heavey)
8 de setembro
"O clássico Brasil x Argentina, logo na estreia da seleção, tem tudo para ser o grande jogo da rodada. Apesar de ser o primeiro jogo, esta partida pode definir quem passa para a próxima fase e quem é eliminado", explica Matteo.
9 de setembro
Apesar de não ser uma das grandes forças do esporte, a China eliminou a Austrália, atual vice-campeã no pré-Paralímpico da Ásia/Oceania, e mostrou ter uma boa equipe em Londres 2012. Já a França, quarta colocada no campeonato europeu, tem feito um forte trabalho rumo ao Rio 2016. "Por isso, China x França tem tudo para ser um confronto interessante."
10 de setembro
Grã-Bretanha x Alemanha: o dia guarda um confronto entre duas fortes candidatas às medalhas dos Jogos Rio 2016. Atuais campeãs e terceiro lugar no campeonato europeu de 2015, britânicas e alemãs, respectivamente, querem repetir a dose e subir no pódio também dos Jogos Paralímpicos.
11 de setembro
O dia reserva o confronto entre as atuais campeãs mundiais e as campeãs Paralímpicas: Alemanha x Canadá fazem a partida mais aguarda da primeira fase do esporte na Arena Carioca 1. Holanda x Estados Unidos, na outra chave, também é um jogaço. "Basicamente, estas partidas devem definir os líderes de cada grupo", explica Matteo.
12 de setembro
No último dia da primeira fase, a dica é ficar de olho no confronto Holanda x China, de alto nível técnico. "As duas equipes devem passar de fase, mas passar em uma posição melhor é fundamental para o cruzamento no restante do campeonato", analisa Matteo.
Canadá e Austrália reeditam nos Jogos Rio 2016 a final de Londres 2012 (Foto: Getty Images/Shaun Botterill)
8 de setembro
O destaque do primeiro dia é Brasil x Estados Unidos. A seleção brasileira pega logo de cara, na estreia, a equipe dos Estados Unidos, uma das candidatas ao ouro Paralímpico. "Prefiro enfrentar seleções fortes logo no início. Eles são os favoritos, mas contamos com o fator torcida."
9 de setembro
O torneio masculino tem dois jogos muito equilibrados neste dia, que são Japão x Espanha e Canadá x Holanda. "Os dois confrontos devem ser decisivos para a classificação para as quartas de final."
10 de setembro
"Canadá x Austrália é um baita jogo". A Arena Olímpica do Rio vai reeditar a final Paralímpica de Londres 2012. Há quatro anos, os canadenses levaram a melhor, mas a diferença foi de apenas seis pontos.
11 de setembro
"Neste dia temos jogos em que, se as equipes mantiverem os níveis de atuação das últimas partidas, teremos placares elásticos". Estados Unidos x Argélia e Canadá x Japão devem acabar com vitória tranquila e de muitos pontos de vantagem para americanos e canadenses.
12 de setembro
"Este é um dia de jogos equilibrados no grupoo do Brasil." Os três confrontos - Brasil x Alemanha, Grã-Bretanha x Estados Unidos e Irã x Argélia - colocam frente a frente seleções de forças equivalentes. Caso alguma surpresa ocorra nas fases anteriores, têm tudo para ser eletrizantes.