Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

MEU CLIQUE PARALÍMPICO: A história da “Luz da esperança”

Por Rio 2016

Aline dos Santos Rocha é a personagem de uma das fotos vencedoras do Concurso Cultural

MEU CLIQUE PARALÍMPICO: A história da “Luz da esperança”

Aline em uma das fotos vencedoras do Concurso Cultural (Foto: Fernando Alves)

Uma história de garra, atitude e superação através do esporte. É o retrato dos Jogos Paralímpicos e de Aline dos Santos Rocha, personagem principal da foto “Luz da esperança”, uma das vencedoras do Concurso Cultural Meu Clique Paralímpico.

Clicada pelo treinador e namorado Fernando Alves durante um treinamento em sua cidade, Joaçaba, em Santa Catarina, Aline prepara-se para as competições regionais de atletismo nos 100m, 200m e 400m. A técnica na cadeira profissional, que vem utilizando há um ano, a força nos braços e a energia para treinar e estudar mostram o espírito de luta que contagia e serve de exemplo.

“Não praticava esportes antes do acidente de carro que me deixou paraplégica. Isso aconteceu há cinco anos. Demorou um pouco para descobrir o atletismo, mas depois que comecei, já competi nos Jogos de Santa Catarina e o objetivo é me dedicar e crescer cada vez mais”, diz a jovem de 20 anos.

Promessa para Rio 2016, Aline divide as atenções entre a rotina de treinos e a faculdade de Educação Física. O esporte virou o foco, a razão e a motivação para um caminho de luz, como a foto que a fez vencedora. O Movimento Paralímpico agradece.

Sobre a foto

Depois que fiquei deficiente o mundo se apagou para mim, e um raio de esperança se fez quando conheci o esporte adaptado. Ele me fez trilhar uma estrada larga, mas para mim desconhecida. Este sol é meu raio de esperança, a luz que me faz persistir nesse movimento que muitas vezes parece ser solitário.

Aline dos Santos Rocha