Medalhista olímpico ensina os atalhos do judô para jovens atletas
Novos talentos participam de treinamento com Flávio Canto, bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004
Novos talentos participam de treinamento com Flávio Canto, bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004
Foto: Bernardo Otero
As atividades oferecidas esta semana no Training Camp Edição Olímpica, no Parque Aquático Maria Lenk, não tinham medalhas em disputa. Mas os jovens talentos com potencial para o alto rendimento sentiram o gostinho da vitória. Afinal, além de participar de clínicas esportivas e palestras com atletas e técnicos renomados, parte deles recebeu treinamento de grandes feras, como o judoca Flávio Canto, bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.
Durante as duas horas de aula prática intensa, o medalhista olímpico falou de sua trajetória profissional, mostrou seus métodos, alguns dos principais golpes e deu conselhos para aperfeiçoamento técnico. Não só hoje, mas durante a semana, eles ganharam um upgrade que seus adversários não tiveram, abrindo distância. Puderam observar o estilo de cada treinador, vindo de diversas escolas e de diferentes formações, disse.
Para Matheus Garcia, de 15 anos, o Training Camp foi extremamente importante para a evolução do seu desempenho nas competições. Aprendi bastante em uma semana. Os movimentos ficarão mais fáceis de serem realizados na hora da luta, contou o atleta, bronze no Pan-americano da modalidade, na Colômbia, no ano passado.
No decorrer da visita, Flávio Canto lembrou que o país tem grande potencial no judô, esporte em que atletas-mirins podem se revelar medalhistas olímpicos em pouco tempo. Jorge Gomes Júnior, de 14 anos, é um dos que sonha com a vitória e com a torcida dos amigos nos Jogos Olímpicos 2016, principalmente no caso de a cidade candidata ser eleita para sediar o evento. Estou treinando para chegar lá, mas antes quero buscar o melhor em vários campeonatos, revela o campeão pré-juvenil, dono de três medalhas no estadual.
O atleta olímpico também destacou a importância do esporte para a formação de valores nesta fase. Influenciado pelo Código de Ética dos Samurais, o judô tem princípios que se refletem na vida desses jovens. Esse é o começo de uma grande jornada para os atletas e é fundamental aproveitar cada momento para aprender cada vez mais, aconselha.
Promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Traning Camp recebeu o patrocínio do Programa Solidariedade Olímpica, do Comitê Olímpico Internacional (COI).