Medalhista Olímpica de remo, Anita Defrantz revive a energia dos Jogos ao se encontrar com jovens atletas brasileiros
Membro do COI, norte-americana treinou com nova geração do esporte na Lagoa Rodrigo de Freitas, palco das competições em 2016
Membro do COI, norte-americana treinou com nova geração do esporte na Lagoa Rodrigo de Freitas, palco das competições em 2016
Anita treina com atletas brasileiros na Lagoa Rodrigo de Freitas (Rio 2016/Alexandre Loureiro)
A norte-americana Anita Defrantz, medalhista Olímpica de remo, viveu na manhã desta sexta-feira (27) uma experiência diferente. No Rio de Janeiro para as reuniões do Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Copacabana, a executiva acordou cedo e foi ao encontro de um grupo de 30 remadores, na Lagoa Rodrigo de Freitas, palco das competições do esporte nos Jogos Rio 2016.
“Este lugar é espetacular. Tenho certeza que os atletas ficarão deslumbrados quando chegarem para os Jogos”, destacou Anita, medalha de bronze nos Jogos Montreal 1976.
A executiva do COI ainda se recupera de uma cirurgia no joelho realizada em dezembro, mas não hesitou em embarcar no skiff quádruplo no Clube do Botafogo. Remou por meia hora na companhia de Débora Souza, de 22 anos, Giovana Costa, de 21, e Lucas Verthein, de 16. Em seguida, retornou para um bate-papo com atletas alvinegros que treinavam na sede náutica do clube.
“É um grande privilégio estar aqui, na raia onde em pouco mais de um ano serão realizados os Jogos, e sentir o entusiasmo e a dedicação desses jovens, que estão na batalha por uma vaga na equipe brasileira”, disse.
Para os remadores, o contato com a medalhista Olímpica também ficará na memória.
"Ela é muito simpática e foi especial estar no barco com ela. Fomos conversando enquanto remávamos e ela me deu dicas de como ser mais rápido. Também quis saber quais as minhas metas para o ano”, contou Lucas, uma das promessas brasileira no skiff individual, que se prepara para disputar em agosto o Mundial Júnior, que contará pontos para o ranking e será um dos eventos-teste dos Jogos Rio 2016.
O encontro de Anita Defrantz com os jovens remadores faz parte de uma série de ações do COI, que está colocando seu time de ex-atletas em campo para o engajamento de jovens atletas na cidade-sede dos Jogos. No último domingo, o ucraniano Sergey Bubka, considerado um dos maiores atletas do salto com vara do mundo, e a marroquina Nawal El Moutawakel, primeira campeã Olímpica muçulmana, deram dicas de atletismo para jovens atletas na Urca.