Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Marina da Glória está pronta para os Jogos

Por Rio 2016

Instalação ganha acesso livre para o público, novos píeres e infraestrutura para receber velejadores no Rio 2016

Marina da Glória está pronta para os Jogos

Novos píeres têm livre acesso para o calçadão do Parque do Flamengo (Prefeitura do Rio/Beth Santos)

“A Marina da Glória não convidava o carioca a entrar. Hoje, é um espaço novo, revigorado, que acolhe os visitantes de braços abertos”

O presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) Marco Aurélio Sá Ribeiro descreve assim a atmosfera da nova Marina da Glória, instalação aprimorada para os Jogos Rio 2016 apresentada, nesta quinta-feira (8), pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Ampliada, modernizada e agora totalmente aberto ao público, a Marina está pronta para receber as regatas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. “A sensação aqui é de dever cumprido, e com antecedência. Entregamos a instalação pronta, e agora o nosso foco passa a ser a operação”, diz Ricardo Leyser, ministro do Esporte.

A arena impressiona à primeira vista. Logo à frente do novo estacionamento, com capacidade para 470 veículos, a estrutura se destaca pelo novo pavilhão, com proteção térmica e acústica.

Novo pavilhão receberá os melhores atletas do mundo da vela (Foto: Prefeitura do Rio/Beth Santos) 


Abaixo do pavilhão, há uma nova área de lazer, com quatro restaurantes. A vista é irrepreensível: circundados pelo Cristo Redentor, Pão de Açúcar, os novos píeres estão integrados ao traçado do Parque do Flamengo, o maior da cidade.

O calçadão que margeia o mar, antes com acesso exclusivo para donos de embarcações, é agora livre para toda a população. Ao lado dos restaurantes, o local também com conta uma delicatessen, ciclovia e bicicletários. Lojas náuticas, cursos de vela e de mergulho estarão disponíveis após os Jogos Paralímpicos, em setembro. “Almoçar aqui é um novo programa de domingo para os cariocas”, aposta o presidente da CBVela.

A Marina da Glória já recebeu dois eventos-teste, em 2014 e em 2015 (Foto: Rio 2016/Alex Ferro) 


Além da revitalização urbana e paisagística, a Marina ganhou uma nova infraestrutura, com redes de esgoto, elétrica e hidráulica. Os píeres foram remodelados e as vagas para barcos passaram de 140 para 415. As vagas “secas” (fora d’água), aumentaram de 70 para 240. “Mais que atender aos Jogos Rio 2016, a Marina é uma causa para a cidade, de trazer de volta o público do Rio para cá”, concluiu Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.
 

O prefeito Eduardo Paes e o ministro Ricardo Leyser apresentam as novas vagas "secas" (Foto: Prefeitura do Rio/Beth Santos)


Já pensou em entrar no barco de Robert Scheidt?

A área de 12.261 metros quadrados da Maria da Glória recebe, entre os dias 8 e 17 de maio, os barcos da seleção brasileira de vela, no Rio Boat Show. Na exposição, haverá especialistas e atletas da seleção explicando o funcionamento das velas e os visitantes poderão entrar nas embarcações, experimentando a sensação de um atleta de ponta.

“É quase como um Fórmula 1, pela tecnologia e pela complexidade, e os visitantes vão conhecer barcos de atletas como Robert Scheidt e Martine Grael e entender tudo com experts no assunto”, conta Ribeiro.

Além de ações culturais e de entretenimento, o lugar está pronto para receber eventos esportivos. Testada e aprovada em dois eventos-teste de vela (em agosto de 2014 e de 2015), a Marina da Glória recebe os melhores atletas do mundo em 2016, desta vez para os Jogos Olímpicos (8 a 18 de agosto) e Paralímpicos (12 a 17 de setembro).

Quer ver a vela nos Jogos Rio 2016? Garanta seus ingressos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

O visual é um dos pontos altos da Marina da Glória (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)