Maracanã faz bonito em campanha de conscientização sobre mudanças do clima
Palco da abertura e do encerramento dos Jogos Olímpicos fica às escuras em ação de parceria entre Rio 2016 e WWF
Palco da abertura e do encerramento dos Jogos Olímpicos fica às escuras em ação de parceria entre Rio 2016 e WWF
O Maracanã apagado, na noite deste sábado (19), em ação de conscientização mundial (Getty/ Buda Mendes)
O Maracanã fez bonito na noite deste sábado (19) e se alinhou com a Hora do Planeta, iniciativa do Fundo Mundial da Natureza (World Wildlife Fund) que convocou instituições, empresas e pessoas a desligar as luzes entre 20h30 e 21h30 do horário local. Assim como o Big Ben, em Londres, na Inglaterra, a Opera House de Sydney, na Austrália, a Torre de Tóquio, no Japão, e os edifícios mais altos de Pequim, o icônico estádio localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro ficou às escuras durante 60 minutos, como parte da campanha de conscientização a respeito das mudanças no clima terrestre.
Conhecida internacionalmente como Earth Hour, a ação é realizada desde 2007 e hoje envolve um bilhão de pessoas em 162 países. "O WWF é nosso parceiro. Com esse tipo de campanha, abrimos um diálogo mundial sobre a urgência de tomada de ações em relação ao meio ambiente", comentou Tania Braga, gerente geral de sustentabilidade do Rio 2016.
Tania Braga, gerente-geral de sustentabilidade do Rio 2016
Como as luzes externas estavam em manutenção, o blecaute do estádio foi feito com o desligamento gradual da iluminação interna do estádio, que será palco das cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (e também de quatro partidas de futebol: a final e uma das semifinais do futebol masculino, e a final e uma das semifinais do futebol feminino). "Estamos determinados a reduzir nossa 'pegada' de carbono e compensar o impacto ambiental dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Esta é uma ação simbólica que ajuda muita gente a repensar suas ações individuais e coletivas em relação ao meio ambiente", reforçou Tania Braga.

O Museu do Amanhã, os Arcos da Lapa, a Igreja da Penha e a Ponte Estaiada da Barra da Tijuca foram outros pontos importantes da cidade-sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016 a aderir à campanha. Ao longo do Brasil, mais de 500 monumentos e edifícios foram apagados durante a Hora do Planeta - entre eles, o Elevador Lacerda, em Salvador, e a Fonte Luminosa, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.