Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Manaus entra para lista de cidades habilitadas a receber torneio de futebol dos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Capital do Amazonas se junta a São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador; escolha das subsedes caberá à FIFA

Manaus entra para lista de cidades habilitadas a receber torneio de futebol dos Jogos Rio 2016

O brasileiro Neymar e o argentino Messi são algumas estrelas que poderão ser vistas em ação nos Jogos (Getty Images/Feng Li)

Manaus acaba de se juntar a São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador na lista de cidades habilitadas a receber as partidas do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O anúncio, feito nesta quinta-feira (12) pelo Comitê Organizador, indica que as cinco capitais cumpriram os requerimentos técnicos, logísticos, operacionais e financeiros estabelecidos no Caderno de Encargos da Matriz de Responsabilidade. A escolha das subsedes caberá à FIFA, federação internacional do esporte, e deverá ser feita até o final de março, quando tem início a venda de ingressos.

“Desde a candidatura trabalhamos com quatro cidades para o futebol, além do Rio de Janeiro, e, depois de inúmeros estudos e análises, percebemos a possibilidade de incluir mais uma. Dentro do nosso conceito de que os Jogos são do Brasil, a inclusão de Manaus faz todo o sentido. A Amazônia é um dos símbolos mais emblemáticos do país e gostaríamos muito de contar com Manaus na proposta de integrar todo o Brasil nos Jogos”, explicou  Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

"As cinco cidades aprovadas por nós foram um grande sucesso na Copa do Mundo. Enviaremos a proposta à FIFA, que selecionará as cidades, e ao governo federal, que tem responsabilidades em algumas áreas, como a segurança. A reunião do conselho da FIFA será em março e aguardamos uma resposta, já que dependemos dessa definição para planejar os próximos passos em diversos setores, como a venda de ingressos", concluiu.

Único esporte com disputas fora do Rio de Janeiro, o futebol vai espalhar o espírito Olímpico pelo país com a realização de 58 partidas em diferentes regiões. Ao todo, 16 países vão disputar o torneio masculino e 12, o feminino. O sorteio dos grupos acontecerá em abril de 2016. O Comitê Rio 2016 fará um pedido à FIFA para que o evento aconteça no Brasil.

Até agora, duas seleções da América do Sul já garantiram presença no torneio masculino: o Brasil, como país anfitrião, e a Argentina, campeã do sul-americano sub-20. No feminino, o Brasil, como país-sede, e a Colômbia, vice-campeã da Copa América 2014, também carimbaram seus passaportes. As demais vagas serão definidas por meio de torneios classificatórios continentais até abril de 2016.

O torneio Olímpico masculino é disputado por jogadores até 23 anos (nascidos após 31 de dezembro de 1992), com a exceção de três atletas sem limite de idade em cada equipe. A competição começa no dia 4 de agosto - um dia antes da abertura oficial dos Jogos -  e as 16 seleções serão divididas em grupos de quatro. Classificarão para a fase seguinte as duas melhores de cada grupo, e as fases de quartas-de-finais, semifinais e finais serão disputadas em playoffs. A luta direta por medalhas acontecerá no dia 20 de agosto, no Maracanã.

No feminino, não há restrição de idade. A competição começa no dia 3 de agosto - dois dias antes da cerimônia de abertura – e as 12 seleções serão divididas em três grupos de quatro. Passarão à fase seguinte as duas melhores de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas. As oito classificadas jogam as quartas-de-final, semifinais e finais em regime de playoffs. O campeão será conhecido no dia 19 de agosto, no Maracanã.