Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Mais 12 são definidos na prancha a vela dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Por Rio 2016

Foram seis classificados no masculino e seis no feminino, com Hong Kong se garantindo nas duas categorias

Mais 12 são definidos na prancha a vela dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Al Mussanah, em Omã, recebeu o Mundial de RS:X, a prancha a vela (Oman Sail/Jesus Renedo)

Encerrado o Mundial de RS:X (prancha a vela) no domingo (25), em Al Mussanah, em Omã, mais 12 vagas (seis no masculino e seis no feminino) foram distribuídas para a competição de vela dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

No masculino, os países classificados foram Suíça, Coreia do Sul, Hungria, Hong Kong, Portugal e México; no feminino, Hong Kong, Japão, Noruega, Austrália, Dinamarca e Grécia.

Na competição em Al Mussanah, o destaque foi a chinesa Peina Chen, de 26 anos, com uma campanha espetacular. No masculino, um oitavo lugar na Medal Race (espécie de final com os melhores da semana de regatas) foi suficiente para o francês Pierre Le Coq, também de 26 anos, ficar com o título.

No Rio 2016, a prancha vela terá 36 atletas na competição masculina e 26 na feminina (o Brasil tem uma vaga em cada categoria, como país-sede).

Quer saber como atua um árbitro de vela? Assista ao vídeo.

As vagas seguem um sistema de cotas, que se iniciou pelo Mundial da ISAF (sigla em inglês para a Federação Internacional de Vela), para todas as classes, em setembro de 2014, em Santander, na Espanha.

Também distribuem vagas Olímpicas os Mundiais de cada classe, distribuídos ao longo deste ano, e as competições continentais, que vão até abril de 2016.

 

Acompanhe aqui a classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.