Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Maior festa popular do planeta começa no Rio de Janeiro

Por Rio 2016

Durante uma semana a cidade se enche de foliões em clima de confraternização e paz

Maior festa popular do planeta começa no Rio de Janeiro

Nos próximos dias, o Rio de Janeiro será o destaque da maior festa popular do planeta. O Carnaval carioca, que tradicionalmente enche de cores, música e alegria todas as regiões da cidade, tem seu epicentro no Sambódromo, com o desfile das escolas de samba que atrai milhares de turistas brasileiros e internacionais. No projeto Rio 2016, o Sambódromo será palco das disputas de Tiro com Arco e da chegada da Maratona.

Neste Carnaval, a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado do Rio decidiram aquecer a torcida pela vitória do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 e montaram camarotes temáticos. Além do uso da logomarca e o slogan “Viva sua Paixão”, da candidatura Rio 2016, os camarotes terão a presença de atletas olímpicos e paraolímpicos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Sambódromo, que completa 25 anos de existência neste ano, tem projeto assinado por Oscar Niemeyer e foi erguido para receber os desfiles das escolas de samba, que antes ocorriam na Avenida Presidente Vargas, também na região central da cidade. Situado na Avenida Marquês de Sapucaí, o Sambódromo foi construído próximo à Praça Onze, conhecida como Berço do Samba.

Para este Carnaval, a secretaria especial de Turismo do Rio investiu cerca de R$ 18 milhões em infraestrutura. Esta verba foi destinada ao apoio às escolas de samba e também aos blocos de rua, que hoje já somam mais de 400 e expressam toda a irreverência do carioca. Eles se espalham por toda a cidade e arrastam multidões de foliões fantasiados.

Mas o Carnaval também é uma oportunidade para os negócios. Este ano, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) montou um camarote na Marquês de Sapucaí, onde empresários estrangeiros poderão assistir aos desfiles. No total, os 105 compradores de 21 países, de 17 setores econômicos, convidados da Apex-Brasil deverão fechar negócios com o país que poderão chegar a US$ 500 milhões.

O desfile das escolas de samba ocorre durante quatro dias e envolve milhares de profissionais, desde carnavalescos e engenheiros, até costureiras, montadores, marceneiros, e pessoas que empurram os carros alegóricos pelos 679,90 metros da  Marquês de Sapucaí.