Lula recebe atletas olímpicos e começa contagem regressiva da campanha Rio 2016
Evento comemora marca de um ano para a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016
Evento comemora marca de um ano para a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016
Foto: Aldo Dias
Nesta quinta-feira, 2 de outubro, faltará exatamente um ano para a reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Copenhague (DIN), que escolherá a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Para a candidatura Rio 2016, a contagem regressiva começou nesta quarta-feira, dia 1, com uma celebração no Palácio do Planalto, em Brasília, na qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu atletas da delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim 2008.
Representando os 25 medalhistas olímpicos e paraolímpicos presentes, Maurren Maggi (ouro no salto em distância) e Antônio Tenório (ouro no judô paraolímpico) participaram da entrega da bandeira da candidatura Rio 2016 ao presidente Lula. O presidente lembrou a emoção que sentiu durante a cerimônia de abertura dos jogos de Pequim. "Foi algo extraordinário, fantástico. É por isso que o Brasil merece fazer uma Olimpíada. Temos Londres 2012 pela frente, onde poderemos melhorar a nossa participação, e, se Deus quiser, o Rio de Janeiro em 2016", disse Lula, que recebeu cerca de 25 medalhistas olímpicos.
Também participaram da cerimônia o vice-presidente da República, José Alencar; o Ministro do Esporte, Orlando Silva Jr; o presidente da Comissão Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman; e o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto. Falta apenas um ano para a decisão do COI e o governo federal mostra, mais uma vez, seu apoio à candidatura Rio 2016. A evolução qualitativa do esporte brasileiro é inquestionável e esta celebração é o reconhecimento ao esforço de nossos atletas. A América do Sul merece receber os Jogos Olímpicos pela primeira vez e o projeto Rio 2016 tem muito a oferecer para o Movimento Olímpico Internacional, disse Carlos Arthur Nuzman.