Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Luiz Fernando Corrêa: novo Diretor de Segurança Rio 2016

Por Rio 2016

Luiz Fernando integra o time Rio 2016 trazendo a sua experiência na Secretaria Nacional de Segurança Pública e na Polícia Federal

O delegado federal e especialista em segurança pública Luiz Fernando Corrêa assumirá o posto de Diretor de Segurança do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Além da segurança nas instalações esportivas e não-esportivas, Corrêa será responsável pelo relacionamento com as agências governamentais de segurança pública.

 

O delegado já esteve no comando da SENASP, entre 2003 e 2007, quando coordenou as ações de segurança dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007, antes de se tornar Diretor Geral da Polícia Federal, cargo que ocupou até janeiro deste ano.

 

Em contato estreito com as agências federais, estaduais e municipais, a Diretoria de Segurança do Rio 2016 terá como objetivo garantir que os princípios de planejamento e operação de segurança das instalações esportivas e não esportivas estejam integrados ao trabalho das demais áreas funcionais do Comitê Organizador.

 

A diretoria será responsável por estabelecer e implementar políticas de segurança, controle do acesso às instalações e proteção patrimonial para os Jogos. Oferecerá também diretrizes de segurança para todas as instalações competitivas e não-competitivas e gerenciará o trabalho de fornecedores privados para prestação de serviços ao Comitê Organizador em todas as instalações.

 

“Estou muito satisfeito por poder trabalhar novamente com Luiz Fernando Corrêa, que foi essencial, à frente da SENASP, para o sucesso das ações de segurança dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007. Profissional da mais alta competência e profissionalismo, Luiz Fernando é mais uma garantia de que os Jogos, em 2016, bem como os eventos-teste que serão realizados em 2015, transcorrerão em total clima de segurança”, afirmou o Presidente do Rio 2016, Carlos Nuzman, que também foi o Presidente do Comitê Organizador Rio 2007 (CO-Rio).

 

“A excelência da segurança dos Jogos será fundamental para que todos aqueles envolvidos no evento tenham uma participação inesquecível e para consolidar o novo patamar de segurança que o Rio e o Brasil já vêm atingindo nos últimos anos. É uma honra enorme pôr a minha experiência nessa área a serviço de um projeto de importância única na história do país”, disse Corrêa.

 

Gaúcho de 52 anos, Luiz Fernando Corrêa é bacharel em direito pela Fundação Universidade do Rio Grande e especialista em gestão de segurança pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Atuou como agente de repressão a entorpecentes no âmbito da Polícia Federal durante 14 anos, antes de tornar-se delegado federal em 1995. À frente da SENASP, idealizou a Força Nacional de Segurança Pública e o credenciamento de 22 instituições de ensino superior para a formação de especialistas em segurança. Como Diretor Geral da Polícia Federal, reformulou o modelo de gestão do órgão, com a adoção de ferramentas e métodos comuns à iniciativa privada, como qualidade do gasto e sustentabilidade.

 

Corrêa já participará das reuniões do Comitê Organizador com a Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Rio 2016, no começo de junho.