Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Local de competição do Rio 2016™, Sambódromo recebe a maior festa popular brasileira

Por Rio 2016

Carnaval carioca começa nesta sexta. Tiro com arco e maratona serão disputados no espaço acostumado a receber os maiores artistas do Brasil e do mundo

Local de competição do Rio 2016™, Sambódromo recebe a maior festa popular brasileira

Alexandre Macieira/Riotur

Palco dos tradicionais desfiles das escolas de samba do carnaval carioca e de shows de artistas nacionais e internacionais, o Sambódromo volta a ferver a partir desta sexta-feira, com a maior festa popular brasileira. Primeira instalação esportiva dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ entregue ao público, o Sambódromo comemora um ano da reforma que ampliou a sua capacidade de 60 mil para 72.500 espectadores, concluindo assim o projeto inicial do arquiteto Oscar Niemeyer.

Em 2016, o local receberá as provas de tiro com arco, além da largada e chegada da maratona. Desacostumado a receber competições esportivas, o Sambódromo é um exemplo claro de como os Jogos estão integrados com a cidade. A possibilidade de realizar provas em um cenário mundialmente reconhecido foi elogiada por atletas e dirigentes.

“Recebemos oficialmente a visita da Federação Internacional de Tiro com Arco (WA) após os Jogos de Londres e esmiuçamos os detalhes do projeto. Dentro da concorrência dos esportes por atenção do público e da mídia, o tiro com arco será realizado em um local muito importante, que dá um destaque especial a um esporte que não é tão popular no Brasil”, afirmou o Coordenador de Competição de Tiro com Arco do Rio 2016™, Guilherme Marques. “É um ingrediente a mais, um chamariz, unir o tiro com arco a um ícone da cidade. Todos os detalhes contam. Será criado um ambiente especial”.

Os atletas brasileiros estão eufóricos com a possibilidade de se apresentar para dezenas de milhares de espectadores. “Visitamos o Sambódromo após a reabertura. Foi a primeira vez que pisei nesse lugar de muita história para o Rio. É realmente maravilhoso imaginar as pessoas torcendo pelos brasileiros. Estou muito motivado para representar o Brasil no Rio 2016™ e viver essa experiência incrível que seria atirar nesse palco”, disse o arqueiro Daniel Xavier, único representante brasileiro no esporte em Londres 2012 e primeiro atleta do país a passar os 1.300 pontos em uma prova internacional.

A opinião é parecida com a de Fátima Rocha, que disputou as últimas quatro edições dos Jogos Pan-americanos, de Winnipeg 1999 a Guadalajara 2011. “É um grande prazer falar do Sambódromo como lugar para o voo de nossas flechas. Uma escolha que empata em charme e identidade com as sedes do tiro com arco de Atenas 2004 (Panathinaiko Stadium) e de Londres 2012 (Lord’s Cricket Ground). Espero que o fácil acesso estimule a curiosidade e a presença do público”, opinou.

Além do carnaval carioca, o Sambódromo foi palco para alguns dos maiores artistas do mundo, como Rolling Stones, Eric Clapton, Bob Dylan, Supertramp, Robert Plant e Jimmy Page, Duran Duran, The Cure e Roger Waters, entre outros. Lulu Santos, Titãs, Paralamas do Sucesso, Ira, Barão Vermelho e Jorge Ben Jor são alguns dos ícones da música brasileira que se apresentaram no local.