Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Lagoas da Barra da Tijuca ganham plano de despoluição

Por Jornal "O Globo"

Área central dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e com papel importante no projeto para os Jogos Olímpicos de 2016, a Barra da Tijuca estará com as águas de suas lagoas totalmente limpas em 2013, conforme plano de ação da Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro.

O secretário Carlos Minc anunciou nesta quinta-feira, dia 22, medidas para melhorar em curto prazo o quadro das lagoas da Barra e Jacarepaguá. Como a conclusão da estação de tratamento do Arroio Fundo, uma das obras ligadas ao Rio 2007. No dia 29, representantes do Governo do Estado, Ministério dos Esportes e Prefeitura do Rio se reúnem para negociar a liberação de R$ 13 milhões do órgão federal para o Governo municipal terminar a estação, evitando de vez o despejo de esgoto sem tratamento.

"A estação tem capacidade para tratar 1.600 litros por segundo. Essa será a grande contribuição do Pan para a despoluição das lagoas da Barra e Jacarepaguá", diz Minc.

A Secretaria também vai fechar acordo com empresários do setor da construção civil para que eles ajudem a Serla (Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas) na dragagem de um milhão de metros cúbicos de lodo do fundo das lagoas. Em 2008, a Serla vai instalar ecobarreiras em trechos específicos das lagoas para impedir a chegada de lixo vindo dos afluentes.

Nos Jogos Pan-americanos, a Barra da Tijuca concentrou a Vila Pan-americana, onde os atletas ficaram hospedados durante a competição, o Centro Principal de Imprensa, e várias instalações esportivas, como a Arena Multiuso do Rio, Parque Aquático Maria Lenk, Velódromo da Barra, Riocentro, Clube Marapendi, Barra Bowling, Morro do Outeiro, Cidade do Rock e CFZ.