O secretário Carlos Minc anunciou nesta quinta-feira, dia 22, medidas para melhorar em curto prazo o quadro das lagoas da Barra e Jacarepaguá. Como a conclusão da estação de tratamento do Arroio Fundo, uma das obras ligadas ao Rio 2007. No dia 29, representantes do Governo do Estado, Ministério dos Esportes e Prefeitura do Rio se reúnem para negociar a liberação de R$ 13 milhões do órgão federal para o Governo municipal terminar a estação, evitando de vez o despejo de esgoto sem tratamento.
"A estação tem capacidade para tratar 1.600 litros por segundo. Essa será a grande contribuição do Pan para a despoluição das lagoas da Barra e Jacarepaguá", diz Minc.
A Secretaria também vai fechar acordo com empresários do setor da construção civil para que eles ajudem a Serla (Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas) na dragagem de um milhão de metros cúbicos de lodo do fundo das lagoas. Em 2008, a Serla vai instalar ecobarreiras em trechos específicos das lagoas para impedir a chegada de lixo vindo dos afluentes.
Nos Jogos Pan-americanos, a Barra da Tijuca concentrou a Vila Pan-americana, onde os atletas ficaram hospedados durante a competição, o Centro Principal de Imprensa, e várias instalações esportivas, como a Arena Multiuso do Rio, Parque Aquático Maria Lenk, Velódromo da Barra, Riocentro, Clube Marapendi, Barra Bowling, Morro do Outeiro, Cidade do Rock e CFZ.