Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Jovens mostram em desenhos a paixão pela Rio 2016

Por Rio 2016

Concurso organizado pela Prefeitura do Rio e pelo Comitê Rio 2016 premiou 12 estudantes entre os mais de 1800 inscritos

Jovens mostram em desenhos a paixão pela Rio 2016

A candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 tocou o coração de centenas de jovens da cidade. Mais de 1.800 estudantes, de 10 a 15 anos, se inscreveram no Concurso de Desenhos – Faça Acontecer Rio 2016, que tinha como tema o projeto Rio 2016 e os valores do Movimento Olímpico. Os 12 trabalhos selecionados foram premiados nesta quarta-feira, dia 23, em uma cerimônia que contou com a presença da secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali; do Diretor de Infraestrutura do Comitê Rio 2016, Alexandre Techima; e de atletas como Bernard (prata em Los Angeles 84 no vôlei), João Batista (ouro em Atenas 2004 e Pequim 2008 no futebol de 5 paraolímpico); e Mariana Brochado (que representou o Brasil em Atenas 2004 na natação).

A ideia da Secretaria de Cultura é utilizar os desenhos selecionados como ilustração do calendário oficial da Prefeitura de 2010. “Foi muito difícil escolher os vencedores. O concurso mostrou como o esporte pode inspirar os jovens. Foram mais de 1800 participantes e todos eles estarão na torcida pelo Rio de Janeiro no dia 2 de outubro”, disse Jandira Feghali.

Nos desenhos, imagens de união entre atletas de diferentes raças, integração de atletas com deficiência e locais emblemáticos do Rio de Janeiro – como a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor – servindo de cenário para competições de diversos esportes. “Coloquei no desenho pessoas de todas as raças e também o Cristo Redentor, que é a cara do Rio de Janeiro. Em 2016, quero disputar os Jogos Olímpicos no Rio. Vou ser jogador de futebol ou nadador”, disse Iásio Neris, de 13 anos, um dos vencedores do concurso.

O Diretor de Infraestrutura do Comitê Rio 2016 lembrou que o concurso de desenho reuniu educação, esporte e cultura, todos pilares do olimpismo. “Os Jogos Rio 2016 podem simbolizar uma nova era para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Nos desenhos, vemos cenas inspiradoras, que representam a garra tão característica dos brasileiros. O apoio e o interesse de tantos jovens é uma força a mais na reta final da candidatura Rio 2016”, acredita Techima.