Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Jovens atletas festejam a candidatura Rio 2016 na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Escolares 2009

Por Rio 2016

Jovens atletas festejam a candidatura Rio 2016 na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Escolares 2009

Muitos dos atletas que participam da edição de 2009 das Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos, em Poços de Caldas (MG), sonham defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016. Isso explica a comoção causada pelo vídeo da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, exibido na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Escolares 2009. A celebração marcou o início do maior evento escolar brasileiro, nesta quinta-feira, dia 10. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva; o secretário municipal de esportes de Poços de Caldas, Carlos Alberto dos Santos; e o diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner.

As Olimpíadas Escolares 2009 reunirão 3.000 atletas de 900 escolas públicas e privadas do país, um recorde do maior evento estudantil do Brasil. Vinte e quatro delegações (de 23 estados brasileiros e da cidade sede) estarão representadas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Além das disputas por medalhas, as Olimpíadas Escolares 2009 terão uma vasta programação educativa. Alunos de escolas públicas e privadas assistirão a vídeos, palestras e teatro de bonecos. Também estão previstas atrações como a biblioteca itinerante com contadores de história e o xadrez gigante.

O ponto alto da cerimônia de abertura foi a apresentação do vídeo de divulgação da candidatura Rio 2016. O Comitê Olímpico Internacional (COI) escolherá a sede dos Jogos de 2016 no dia 2 de outubro, em Copenhague, Dinamarca. Apesar da emoção causada pelo vídeo, os atletas foram ponderados nos seus comentários sobre a participação em uma possível edição olímpica no Rio de Janeiro. Atualmente, o sonho deles é lapidar seus talentos. “Os Jogos Olímpicos são um sonho ainda distante para mim. Ainda está longe, mas até lá pretendo evoluir”, disse a velocista Raianne Santos Alves, de 14 anos. “Tenho os pés no chão e sei que o trabalho é duro até lá”, completou esperançosa. Apesar da humildade na declaração, ele deixa de lado a modéstia para dizer que não tem adversários à sua altura na cidade natal. “Ninguém gosta de correr comigo. Nem os meninos mais velhos. Sabem que vão perder”, revela Raianne, sorridente.

Após o desfile simbólico com representantes das 24 delegações presentes à cerimônia, Edgar Hubner deu as boas vindas a todos os atletas. “Em nome do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), quero desde já desejar sucesso a todos nas Olimpíadas Escolares 2009”, discursou Hubner.

Na seqüência, o prefeito Paulo César Silva declarou aberta a competição. Ele saudou todas as delegações presentes e elogiou a integração entre as Regiões e culturas, promovidas pelo evento. “Vejo o orgulho na cara de cada um dos que estão aqui ostentando as suas bandeiras. Mais importante do que a disputa por medalhas é a oportunidade de conhecer pessoas de todo o Brasil, fazer amigos e trocar experiências através do esporte”, declarou o prefeito de Poços de Caldas (MG).