Muitos dos atletas que participam da edição de 2009 das Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos, em Poços de Caldas (MG), sonham defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016. Isso explica a comoção causada pelo vídeo da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, exibido na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Escolares 2009. A celebração marcou o início do maior evento escolar brasileiro, nesta quinta-feira, dia 10. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva; o secretário municipal de esportes de Poços de Caldas, Carlos Alberto dos Santos; e o diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner.
As Olimpíadas Escolares 2009 reunirão 3.000 atletas de 900 escolas públicas e privadas do país, um recorde do maior evento estudantil do Brasil. Vinte e quatro delegações (de 23 estados brasileiros e da cidade sede) estarão representadas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Além das disputas por medalhas, as Olimpíadas Escolares 2009 terão uma vasta programação educativa. Alunos de escolas públicas e privadas assistirão a vídeos, palestras e teatro de bonecos. Também estão previstas atrações como a biblioteca itinerante com contadores de história e o xadrez gigante.
O ponto alto da cerimônia de abertura foi a apresentação do vídeo de divulgação da candidatura Rio 2016. O Comitê Olímpico Internacional (COI) escolherá a sede dos Jogos de 2016 no dia 2 de outubro, em Copenhague, Dinamarca. Apesar da emoção causada pelo vídeo, os atletas foram ponderados nos seus comentários sobre a participação em uma possível edição olímpica no Rio de Janeiro. Atualmente, o sonho deles é lapidar seus talentos. Os Jogos Olímpicos são um sonho ainda distante para mim. Ainda está longe, mas até lá pretendo evoluir, disse a velocista Raianne Santos Alves, de 14 anos. Tenho os pés no chão e sei que o trabalho é duro até lá, completou esperançosa. Apesar da humildade na declaração, ele deixa de lado a modéstia para dizer que não tem adversários à sua altura na cidade natal. Ninguém gosta de correr comigo. Nem os meninos mais velhos. Sabem que vão perder, revela Raianne, sorridente.
Após o desfile simbólico com representantes das 24 delegações presentes à cerimônia, Edgar Hubner deu as boas vindas a todos os atletas. Em nome do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), quero desde já desejar sucesso a todos nas Olimpíadas Escolares 2009, discursou Hubner.
Na seqüência, o prefeito Paulo César Silva declarou aberta a competição. Ele saudou todas as delegações presentes e elogiou a integração entre as Regiões e culturas, promovidas pelo evento. Vejo o orgulho na cara de cada um dos que estão aqui ostentando as suas bandeiras. Mais importante do que a disputa por medalhas é a oportunidade de conhecer pessoas de todo o Brasil, fazer amigos e trocar experiências através do esporte, declarou o prefeito de Poços de Caldas (MG).