Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Jovem nadadora sonha ouvir o Hino Brasileiro no alto do pódio dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Por Rio 2016

Jovem nadadora sonha ouvir o Hino Brasileiro no alto do pódio dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Apesar da juventude, a nadadora paulista Suzan Karen, 14 anos, medalha de ouro e recordista da prova dos 200m medley da edição de 2009 das Olimpíadas Escolares (2m30s50), de 12 a 14 anos, traça planos ambiciosos para o futuro. “Ouvir o Hino Nacional Brasileiro no lugar mais alto do pódio no Rio de Janeiro, em 2016, é a minha maior vontade”, confessa a nadadora, fã do campeão mundial dos 50m e 100m livre, César Cielo, e do americano Michael Phelps.

Desde pequena, Karen se dedicou às atividades físicas. Já fez balé, jazz, judô, mas acabou descobrindo nas piscinas seu verdadeiro habitat. A jovem é a atual campeã paulista nos 100m e 200m borboleta além de vice nos 200m medley. No último Campeonato Brasileiro, em Manaus, Suzan conquistou o ouro nos 100m borboleta e nos 200m medley, além da prata nos 200m borboleta. Ela disputará, em outubro, sua primeira competição internacional, o Troféu Chico Piscina, com nadadores de toda América do Sul.

Pela primeira vez nas Olimpíadas Escolares, a paulista define a experiência como sensacional. “A competição foi muito boa. Além da grande integração com outros atletas do país todo, também serviu como parâmetro para analisar nosso desempenho”. Outro ponto que Karen também elogiou foi a premiação. “Com certeza são as medalhas mais bonitas que já vi e ganhei até hoje,” sorri.

As Olimpíadas Escolares 2009 reúnem 3.000 atletas de 900 escolas públicas e privadas do país, um recorde do maior evento estudantil do Brasil. Vinte e quatro delegações (de 23 estados brasileiros e da cidade sede) estão representadas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Além das disputas por medalhas, as Olimpíadas Escolares 2009 tem uma vasta programação educativa. Alunos de escolas públicas e privadas assistirão a vídeos, palestras e teatro de bonecos.