Apesar da juventude, a nadadora paulista Suzan Karen, 14 anos, medalha de ouro e recordista da prova dos 200m medley da edição de 2009 das Olimpíadas Escolares (2m30s50), de 12 a 14 anos, traça planos ambiciosos para o futuro. Ouvir o Hino Nacional Brasileiro no lugar mais alto do pódio no Rio de Janeiro, em 2016, é a minha maior vontade, confessa a nadadora, fã do campeão mundial dos 50m e 100m livre, César Cielo, e do americano Michael Phelps.
Desde pequena, Karen se dedicou às atividades físicas. Já fez balé, jazz, judô, mas acabou descobrindo nas piscinas seu verdadeiro habitat. A jovem é a atual campeã paulista nos 100m e 200m borboleta além de vice nos 200m medley. No último Campeonato Brasileiro, em Manaus, Suzan conquistou o ouro nos 100m borboleta e nos 200m medley, além da prata nos 200m borboleta. Ela disputará, em outubro, sua primeira competição internacional, o Troféu Chico Piscina, com nadadores de toda América do Sul.
Pela primeira vez nas Olimpíadas Escolares, a paulista define a experiência como sensacional. A competição foi muito boa. Além da grande integração com outros atletas do país todo, também serviu como parâmetro para analisar nosso desempenho. Outro ponto que Karen também elogiou foi a premiação. Com certeza são as medalhas mais bonitas que já vi e ganhei até hoje, sorri.
As Olimpíadas Escolares 2009 reúnem 3.000 atletas de 900 escolas públicas e privadas do país, um recorde do maior evento estudantil do Brasil. Vinte e quatro delegações (de 23 estados brasileiros e da cidade sede) estão representadas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Além das disputas por medalhas, as Olimpíadas Escolares 2009 tem uma vasta programação educativa. Alunos de escolas públicas e privadas assistirão a vídeos, palestras e teatro de bonecos.