Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Jogos Parapan-americanos Rio 2007 ajudam candidatura Rio 2016

Por Rio 2016

Relatório final da competição é aprovado com louvor pelo Comitê Paraolímpico Internacional

Jogos Parapan-americanos Rio 2007 ajudam candidatura Rio 2016

Foto: Alex Ferro

A inédita iniciativa do Brasil de realizar os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 na mesma cidade e com a mesma excelência dos Jogos Pan-americanos é mais uma ferramenta da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Nesta quinta-feira, o Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) apresentou o relatório final dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 na reunião do Conselho Executivo do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), também realizada em Pequim.  O documento foi aprovado com louvor e a iniciativa do Brasil foi classificada como “histórica” pelo presidente do IPC, Philip Craven.

Os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 reuniram 1.115 atletas de 25 países. Foi a terceira edição do evento, mas pela primeira vez realizado na mesma cidade, com a utilização das instalações esportivas e da Vila de atletas dos Jogos Pan-americanos. A total integração foi elogiada por atletas e dirigentes. “A iniciativa do Rio de Janeiro de realizar os Jogos Parapan-americanos consecutivamente e com a mesma excelência dos Jogos Pan-americanos foi histórica. O sucesso da competição é um incentivo para que todos os continentes sigam este exemplo”, disse o presidente do IPC, Philip Craven.

O projeto da candidatura do Rio à sede dos Jogos de 2016 também reflete o comprometimento do Brasil com o Movimento Paraolímpico. Por isso, a Comissão de Candidatura Rio 2016 conta com uma equipe de alto nível acompanhando os Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008. O grupo inclui o presidente Carlos Arthur Nuzman, o Diretor de Marketing e Comunicação, Leonardo Gryner; o Diretor de Esportes, Agberto Guimarães; e o Diretor de Serviços dos Jogos, Ricardo Trade.

A Comissão Rio 2016 ainda terá representantes no Programa de Observadores dos Jogos Paraolímpicos Pequim 2008. Também estão na China o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto, e o presidente do Comitê Paraolímpico das Américas, Andrew Parsons. “O reconhecimento do IPC ao trabalho realizado nos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 é mais um incentivo para a candidatura do Rio de Janeiro. No projeto Rio 2016 reforçamos o comprometimento com o esporte paraolímpico. A experiência de ter realizado os Jogos Parapan-americanos com sucesso será fundamental e se tornou um diferencial da candidatura”, disse o presidente Carlos Arthur Nuzman.