Jogos Parapan-americanos Rio 2007 ajudam candidatura Rio 2016
Por Rio 2016
Relatório final da competição é aprovado com louvor pelo Comitê Paraolímpico Internacional
Foto: Alex Ferro
A inédita iniciativa do Brasil de realizar os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 na mesma cidade e com a mesma excelência dos Jogos Pan-americanos é mais uma ferramenta da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Nesta quinta-feira, o Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) apresentou o relatório final dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 na reunião do Conselho Executivo do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), também realizada em Pequim. O documento foi aprovado com louvor e a iniciativa do Brasil foi classificada como histórica pelo presidente do IPC, Philip Craven.
Os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 reuniram 1.115 atletas de 25 países. Foi a terceira edição do evento, mas pela primeira vez realizado na mesma cidade, com a utilização das instalações esportivas e da Vila de atletas dos Jogos Pan-americanos. A total integração foi elogiada por atletas e dirigentes. A iniciativa do Rio de Janeiro de realizar os Jogos Parapan-americanos consecutivamente e com a mesma excelência dos Jogos Pan-americanos foi histórica. O sucesso da competição é um incentivo para que todos os continentes sigam este exemplo, disse o presidente do IPC, Philip Craven.
O projeto da candidatura do Rio à sede dos Jogos de 2016 também reflete o comprometimento do Brasil com o Movimento Paraolímpico. Por isso, a Comissão de Candidatura Rio 2016 conta com uma equipe de alto nível acompanhando os Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008. O grupo inclui o presidente Carlos Arthur Nuzman, o Diretor de Marketing e Comunicação, Leonardo Gryner; o Diretor de Esportes, Agberto Guimarães; e o Diretor de Serviços dos Jogos, Ricardo Trade.
A Comissão Rio 2016 ainda terá representantes no Programa de Observadores dos Jogos Paraolímpicos Pequim 2008. Também estão na China o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto, e o presidente do Comitê Paraolímpico das Américas, Andrew Parsons. O reconhecimento do IPC ao trabalho realizado nos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 é mais um incentivo para a candidatura do Rio de Janeiro. No projeto Rio 2016 reforçamos o comprometimento com o esporte paraolímpico. A experiência de ter realizado os Jogos Parapan-americanos com sucesso será fundamental e se tornou um diferencial da candidatura, disse o presidente Carlos Arthur Nuzman.