O feriado nacional do Dia da Independência, nesta terça-feira, 7 de setembro, marca também a contagem regressiva de seis anos para a cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. Em sua primeira edição na América do Sul, a competição promete muita emoção em disputas de 21 modalidades entre os dias 7 e 18 de setembro de 2016.
Os Jogos Paraolímpicos Rio 2016 terão o mesmo padrão dos Jogos Olímpicos. A Vila Olímpica foi projetada para ser um ambiente completamente inclusivo e acessível. A cidade ampliará a infraestrutura de acessibilidade, incluindo locais de visitação turística e eventos. A competição aproveitará a experiência dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007, considerados pelo Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) e pelo Comitê Paraolímpico das Américas (APC) como os melhores da história.
«Teremos muito trabalho nos próximos seis anos, mas com certeza realizaremos Jogos Paraolímpicos inesquecíveis. Aprendemos muito durante os Jogos Parapan-americanos e estamos organizando os Jogos Paraolímpicos Rio 2016 com a mesma paixão e comprometimento que dedicamos aos Jogos Olímpicos. O movimento paraolímpico é muito forte no Brasil e este será um de nossos trunfos, disse o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.