Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Jogos Paralímpicos de Inverno Sochi 2014 são abertos na Rússia

Por Rio 2016

Até o dia 16 de março, 547 atletas de 45 países participarão da 11ª edição da competição

Jogos Paralímpicos de Inverno Sochi 2014 são abertos na Rússia

Cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Sochi 2014 (Getty Images/ Dennis Grombkowski)

Um espetáculo emocionante marcou a cerimônia de abertura que deu início nesta sexta-feira (07) aos Jogos Paralímpicos de Inverno Sochi 2014, na Rússia. O Estádio Olímpico Fisht, o mesmo que inaugurou as competições Olímpicas, foi tomado por mais de 45 mil pessoas, que presenciaram um verdadeiro show de cores, música e coreografias. As apresentações mostraram um pouco da cultura local e, baseadas na história russa, evocaram o espírito de igualdade, entusiasmo, determinação e performance, pilares do Movimento Paralímpico. (Veja a galeria de fotos da cerimônia de abertura)

A cantora russa de ópera Maria Guleghina, uma das sopranos mais famosas do mundo e integrante da Diretoria do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), cantou Cossack Lullaby, baseada em um poema escrito por Mikhail Lermontov. A cantora Yulia Samoylova, que é cadeirante, e o premiado acordeonista Alexey Levchuk também se apresentaram.

Até o dia 16 de março, 547 atletas de 45 países competirão em cinco modalidades de esportes na neve e no gelo: biatlo, curling em cadeira de rodas, esqui alpino, esqui cross-country e hóquei sobre trenó. O site do IPC vai transmitir ao vivo as competições. (Assista em tempo real as disputas dos Jogos Paralímpicos).

Durante a cerimônia, o presidente do IPC, Sir Philip Craven, discursou: "Durante os próximos dias, todos vocês assistirão esporte de alta performance, que irá empolgá-los e inspirá-los. O esporte que vocês assistirão irá mudar vocês para sempre", afirmou. 

O Brasil estará representado pela primeira vez na história em uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Dois paulistas lutarão por uma medalha: Fernando Aranha, do esqui cross-country, e o snowboarder André Cintra, primeiro atleta Paralímpico brasileiro a garantir vaga na edição de inverno dos Jogos. Turquia e Cazaquistão também farão sua estreia no evento.

Sochi é a sede da 11ª edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno. A competição foi disputada pela primeira vez em 1976, na cidade de Örnsköldsvik, na Suécia. Na cerimônia de encerramento, a Rússia passará o bastão para a Coreia do Sul, que sediará a competição pela primeira vez em 2018. A 12ª edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno acontecerá na cidade de PyeongChang.

Enquanto isso, os preparativos para a próxima edição dos Jogos de Verão seguem em ritmo acelerado. Os primeiros Jogos Paralímpicos da América do Sul acontecem do dia 07 a 18 de setembro de 2016 no Rio de Janeiro.