Jogos Para-Asiáticos definem mais quatro classificados para os Jogos Rio 2016
Japonês e tailandesa do tênis em cadeira de rodas e equipes de voleibol sentado da China e do Irã confirmam presença nos Jogos Paralímpicos
Japonês e tailandesa do tênis em cadeira de rodas e equipes de voleibol sentado da China e do Irã confirmam presença nos Jogos Paralímpicos
Tricampeão Paralímpico, japonês Shingo Kunieda lutará pelo quarto ouro nos Jogos Rio 2016 (Getty Images/Dean Mouhtaropoulos)
Realizados em Incheon, na Coreia do Sul, os Jogos Para-Asiáticos 2014 indicaram quatro vagas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Nesta quinta-feira (23), véspera do encerramento da competição que reúne a elite do esporte Paralímpico no continente, um atleta japonês e uma tailandesa garantiram a classificação no tênis em cadeira de rodas; e as equipes masculina da China e feminina do Irã carimbaram seus passaportes para a competição de voleibol sentado.
No tênis em cadeira de rodas, o tricampeão Paralímpico Shingo Kunieda, do Japão, confirmou o favoritismo e garantiu sua classificação aos Jogos pela quarta vez, superando seu compatriota Takashi Sanada por 2 a 0 (6/3 e 6/1). No feminino, a vaga Paralímpica ficou com a tailandesa Sakhorn Khanthasit, que também disputará os Jogos pela quarta vez. Ela derrotou a chinesa Jinlian Huang por 2 a 0 (6/3 e 6/1) na final. Eles são os primeiros atletas do esporte garantidos nos Jogos Rio 2016.
No voleibol sentado, os classificados foram a seleção masculina da China e a equipe feminina do Irã. Os chineses perderam a decisão para o Irã por 3 sets a 0 (12/25, 19/25 e 27/29), mas ficaram com a vaga, uma vez que os adversários já haviam assegurado classificação no Campeonato Mundial, em junho.
O mesmo aconteceu no feminino, com a vitória da China, já garantida por meio do Mundial, sobre o Irã, que ficou com a vaga, também por 3 a 0 (25/15, 25/12 e 25/15). Bósnia e Herzegovina, no masculino, Estados Unidos, no feminino, e Brasil, nos dois g, têm lugar garantido entre as oito seleções que disputarão os títulos Paralímpicos em 2016.

Na final do futebol de 7, a seleção iraniana superou o Japão por 5 a 0, com gols de Moslem Akbari (2), Hossein Tiz Bor (2) e Hashem Rastegarimobin. Porém, o Irã - medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Londres 2012 e Pequim 2008 - não pôde confirmar a classificação Paralímpica ao lado da Ucrânia - primeira a garantir a vaga, no Campeonato Europeu, em agosto - e do Brasil - como país-sede - porque os Jogos Para-Asiáticos tiveram menos participantes que o mínimo necessário para que o evento fosse considerado classificatório. Até 2016, seis vagas ainda serão preenchidas.