Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Jogos Para-Asiáticos definem mais quatro classificados para os Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Japonês e tailandesa do tênis em cadeira de rodas e equipes de voleibol sentado da China e do Irã confirmam presença nos Jogos Paralímpicos

Jogos Para-Asiáticos definem mais quatro classificados para os Jogos Rio 2016

Tricampeão Paralímpico, japonês Shingo Kunieda lutará pelo quarto ouro nos Jogos Rio 2016 (Getty Images/Dean Mouhtaropoulos)

Realizados em Incheon, na Coreia do Sul, os Jogos Para-Asiáticos 2014 indicaram quatro vagas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Nesta quinta-feira (23), véspera do encerramento da competição que reúne a elite do esporte Paralímpico no continente, um atleta japonês e uma tailandesa garantiram a classificação no tênis em cadeira de rodas; e as equipes masculina da China e feminina do Irã carimbaram seus passaportes para a competição de voleibol sentado.

No tênis em cadeira de rodas, o tricampeão Paralímpico Shingo Kunieda, do Japão, confirmou o favoritismo e garantiu sua classificação aos Jogos pela quarta vez, superando seu compatriota Takashi Sanada por 2 a 0 (6/3 e 6/1). No feminino, a vaga Paralímpica ficou com a tailandesa Sakhorn Khanthasit, que também disputará os Jogos pela quarta vez. Ela derrotou a chinesa Jinlian Huang por 2 a 0 (6/3 e 6/1) na final. Eles são os primeiros atletas do esporte garantidos nos Jogos Rio 2016.

No voleibol sentado, os classificados foram a seleção masculina da China e a equipe feminina do Irã. Os chineses perderam a decisão para o Irã por 3 sets a 0 (12/25, 19/25 e 27/29), mas ficaram com a vaga, uma vez que os adversários já haviam assegurado classificação no Campeonato Mundial, em junho.

O mesmo aconteceu no feminino, com a vitória da China, já garantida por meio do Mundial, sobre o Irã, que ficou com a vaga, também por 3 a 0 (25/15, 25/12 e 25/15). Bósnia e Herzegovina, no masculino, Estados Unidos, no feminino, e Brasil, nos dois g, têm lugar garantido entre as oito seleções que disputarão os títulos Paralímpicos em 2016.

Seleção do Irã goleou o Japão na decisão do futebol de 7, mas não teve a vaga nos Jogos Rio 2016 confirmada (Foto: Incheon 2014)

 

Na final do futebol de 7, a seleção iraniana superou o Japão por 5 a 0, com gols de Moslem Akbari (2), Hossein Tiz Bor (2) e Hashem Rastegarimobin. Porém, o Irã - medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Londres 2012 e Pequim 2008 - não pôde confirmar a classificação Paralímpica ao lado da Ucrânia - primeira a garantir a vaga, no Campeonato Europeu, em agosto - e do Brasil - como país-sede - porque os Jogos Para-Asiáticos tiveram menos participantes que o mínimo necessário para que o evento fosse considerado classificatório. Até 2016, seis vagas ainda serão preenchidas.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.