Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Jogos com alma brasileira: Rio 2016 se inspira no clima de festa da cidade-sede

Por Rio 2016

Funcionários do Comitê Organizador criam o primeiro bloco Olímpico

Jogos com alma brasileira: Rio 2016 se inspira no clima de festa da cidade-sede

Atocha e Não Pira é o nome do bloco dos funcionários do Comitê (Rio 2016/Alex Ferro)

Texto: Patricia da Matta

 

Entre planos operacionais, abertura de instalações e um calendário repleto de eventos-teste, um burburinho corria a sede do Comitê Organizador Rio 2016 ao longo das últimas semanas. Inspirados pelo clima de folia na cidade-sede dos Jogos, um grupo de funcionários aproveitou a hora do almoço e a pausa para o cafézinho para organizar o Atocha e Não Pira, o bloco de Carnaval do Rio 2016. Com samba original e bateria composta por mais de 20 pessoas, a primeira concentração do grupo aconteceu na última quarta-feira (27), na quadra da escola de samba Estácio de Sá.

Rio 2016 ensina: fantasias criativas e fáceis de fazer para o Carnaval

A ideia surgiu após a confraternização de fim de ano, na quadra da União da Ilha, em dezembro de 2015. No encontro, Igor Cavaco, gerente de operações de Instalações do Rio 2016 e mais cinco colegas de trabalho decidiram montar um bloco de Carnaval para promover a integração de todo o Comitê, antes da inevitável divisão de pessoal pelas arenas - à medida que as instalações ficam prontas para as competições, os funcionários "se mudam" para as diferentes regiões dos Jogos.

Colaboradores na última festa antes de seguirem para as instalações Olímpicas (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

 

"Começamos a frequentar os ensaios da União da Ilha e fomos recrutando as pessoas do Comitê que sabiam tocar algum instrumento. Aproveitamos as características de cada membro da comissão para fazer o bloco acontecer. Eu, que sou jornalista, fiquei responsável pela divulgação. Quem entendia de organização de eventos, ia planejando ensaios e apresentações. Aos poucos, a ideia foi saindo do papel", disse. 

Funcionários participaram de quatro ensaios após o expediente até a apresentação do bloco (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

Os funcionários compraram a ideia. Um mês depois, o bloco estava formado. "Todo mundo entendeu que o bloco representava a integração do Comitê. Era nossa última oportunidade de festejar juntos antes da fase de mais trabalho para todos, que é a entrega dos Jogos", completou.

Ensaio do bloco dos funcionários do Comitê Rio 2016

Carlos Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, em um dos ensaios do bloco dos funcionários 

 

E o coordenador de gestão de instalações do Rio 2016 Rafael Carrarini tratou de compor um samba original: “A tocha em 2016! No Rio de Janeiro, até o Barão disputaria!” (confira a letra abaixo).

“Nunca tinha feito um samba na vida. Igor me intimou a fazer o samba. A primeira frase foi fácil.. 'Atocha, meu bem, atocha'. E pegou. Em pouco tempo, todo mundo já sabia cantar”, contou.

Rafael Carrarini (esquerda) é o compositor do samba (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

 

Em todo o Rio de Janeiro
O esporte olímpico a reinar.
E essa galera mais que especial
Trabalha forte para os jogos entregar.

Trecho do samba do bloco Atocha e Não Pira

 

Rodrigo Ribeiro, gerente de tecnologia, comanda a bateria do bloco (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

 

A próxima apresentação do grupo será na comunidade do Boréu em evento da campanha "Bota o pé no samba", uma iniciativa da ONG Samaritan's Feet de arrecadação de sapatos para crianças carentes no domingo 21 de fevereiro. Só que a folia não para por aí. O sucesso foi tanto que os fundadores do bloco já pensam em fazer do "Atocha" um legado dos Jogos Rio 2016.

"Com a verba arrecadada na festa vamos pagar o estúdio para dois ensaios por mês. Quem sabe podemos transformar nosso pré-Carnaval no encontro anual da turma que trabalhou no Rio 2016", sugeriu Karinna Vasconcellos, especialista em Logística do Rio 2016
 

Os aros Olímpicos também foram representados na primeira apresentação do bloco (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

 

Assim como os Jogos Olímpicos, viver o Carnaval carioca é uma experiência única para moradores e turistas. Em 2016, a folia começa nas ruas antes do calendário oficial, com os principais blocos saindo entre 5 e 10 de fevereiro. No Sambódromo, que também é uma das instalações Olímpicas do Rio 2016, o desfile das escolas de samba acontece de 5 a 8 de fevereiro, com desfile das campeãs no dia 13.

Mais sobre o Carnaval na cidade-sede dos Jogos na seção "Rio e sua história".