Janeth acompanha os Jogos de Pequim como Embaixadora da candidatura Rio 2016
Medalhista olímpica acredita que Jogos podem trazer benefícios para o esporte brasileiro
Medalhista olímpica acredita que Jogos podem trazer benefícios para o esporte brasileiro
Foto: Alexandre Loureiro
A equipe da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016 ganhou um reforço importante. A ex-jogadora Janeth, duas vezes medalhista olímpica (prata em Atlanta 96 e bronze em Sydney 2000), se encantou com o projeto e é a nova Embaixadora Rio 2016. A estréia na função não poderia ser em ambiente mais familiar: os Jogos de Pequim 2008.
Conhecida no Brasil e no exterior disputou oito temporadas na WNBA, a Liga Americana de basquete , Janeth tem a missão de divulgar o projeto Rio 2016. A ex-jogadora acredita que uma edição dos Jogos Olímpicos pode dar aos jovens brasileiros oportunidades que ela não teve. A Arena do Rio, construída para os Jogos Pan-americanos, é maravilhosa; e os Jogos Olímpicos trarão benefícios ainda maiores para o esporte no Rio de Janeiro. Isso vai refletir em todo o Brasil. Será mais fácil descobrir talentos e a nova geração terá um caminho mais tranqüilo, diz Janeth, campeã mundial com a seleção brasileira em 1994.
Janeth já conheceu as propostas do projeto Rio 2016 em áreas como transporte, segurança, meio-ambiente e, claro, instalações esportivas. E promete muito empenho até o dia 2 de outubro de 2009, quando o Comitê Olímpico Internacional escolherá a sede dos Jogos de 2016. O projeto me encantou. Vou entrar de cabeça nesta campanha. Uma vitória pode transformar o Rio e todo o Brasil, acredita Janeth.
O presidente da Comissão de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, destacou a importância da presença da nova Embaixadora Rio 2016. A Janeth é um exemplo como atleta e como pessoa. Ela será uma grande representante da candidatura do Rio de Janeiro, disse Nuzman.