Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

ITF ressalta realização do torneio de tênis no Parque Olímpico da Barra

Por Rio 2016

Em visita ao Rio, Federação Internacional de Tênis diz que esporte e atletas têm muito a ganhar com a realização da competição no coração dos Jogos

ITF ressalta realização do torneio de tênis no Parque Olímpico da Barra

A dupla norte-americana formada pelas irmãs Serena e Venus Williams conquistou a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos em Sydney 2000, Pequim 2008 e Londres 2012 (Getty Images/Paul Gilham)

Coração das disputas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Barra terá como uma de suas atrações o tênis e o tênis em cadeira de rodas. Em visita à cidade-sede do evento, o vice-presidente Executivo da Federação Internacional de Tênis (ITF, em inglês), Juan Margets, afirmou que o esporte, e principalmente os atletas, só têm a ganhar com a realização da competição no Parque Olímpico da Barra.

Ele lembrou ainda que o torneio carioca será bem diferente do realizado nos Jogos de Londres 2012, quando aconteceu na grama sagrada de Wimbledon, local do torneio mais antigo e de maior prestígio do tênis mundial.

“Estamos muito entusiasmados. E o que é mais importante: tenho certeza que os atletas estão muito animados porque o esporte estará no coração dos Jogos em 2016. A proximidade com a Vila Olímpica é outro ponto positivo para integrar e compartilhar experiências”, afirmou Margets.

Essa é a primeira visita da ITF ao Rio de Janeiro. Além de Margets, profissionais das áreas de consultoria, administração e comunicação realizam de terça a quinta-feira (de 14 a 16 de maio), diversas reuniões com integrantes do Comitê Organizador Rio 2016.

“Em geral, tem sido uma viagem muito positiva. Combinamos várias reuniões com todas as áreas funcionais e também visitamos a zona da Barra, onde acontecerão os eventos do tênis e do tênis em cadeira de rodas”, explicou.

Segundo o vice-presidente Executivo da ITF, a realização dos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos no continente sul-americano será uma grande oportunidade para reestruturar o tênis brasileiro.

“Qualquer um que olha para a história sabe que a América do Sul desempenhou e desempenha um papel importante no nosso esporte. Não podemos esquecer alguns grandes jogadores como Maria (Esther) Bueno, Gabriela Sabatini, entre outros. Esperamos que os Jogos de 2016 sejam um catalisador para o tênis brasileiro”, disse, lembrando que torneios de alto nível, como a estreia do ATP 500 em 2014, já estão vindo para o Rio de Janeiro.

Margets afirmou ainda que o povo brasileiro tem uma cultura de receber bem todos os seus visitantes e que esse calor humano será um momento inesquecível para todos os estrangeiros. “Este é um país muito acolhedor e eu diria que temos experimentado isso nos dois últimos dias. O brasileiro gosta de receber e deixar as pessoas confortáveis. Acredito que teremos Jogos excelentes”, considerou.

O Centro Olímpico de Tênis, localizado no Parque Olímpico da Barra, oferecerá uma estrutura para receber eventos de grande porte, com quadra central para cerca de 10 mil espectadores, outras secundárias para receber um grande público (a quadra 1 para 5 mil e a quadra 2 para 3 mil pessoas) e outras quadras de apoio e de aquecimento, com capacidade para 250 pessoas cada.

Taekwondo e Ciclismo

Integrantes da União Ciclística Internacional (UCI) também visitaram o Rio de Janeiro nessa semana. Dois profissionais estiveram presentes no Rio: o diretor de Esportes Philippe Chevallier e o Coordenador de Competição de Estrada Matthew Knight.

Ao lado de integrantes do Rio 2016, a UCI realizou uma vistoria em todo percurso da prova de estrada – uma das mais tradicionais dos Jogos Olímpicos e realizada desde a primeira edição, em 1896 – e de contrarrelógio. Uma reunião com integrantes de diversos órgãos municipais e do estado como a CET-Rio, Guarda Municipal, Polícia Militar, Ministério do Esporte, Corpo de Bombeiros, Empresa Olímpica Municipal (EOM), Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) e integrantes do comitê Rio 2016 selou a visita.

Entre os dias 6 e 8 de maio, a Federação Mundial de Taekwondo (WTF) também visitou a cidade. O secretário-geral, Jean-Marie Ayer, e o diretor de Esportes, Jeong Kang Seo, foram os integrantes da entidade que participaram das reuniões com os profissionais do Comitê Organizador Rio 2016.

“Essa foi a primeira visita da WTF, e foram tratados diversos assuntos de interesse mútuo para avançar no planejamento”, afirmou Josué Moraes, Coordenador de Competição Esportiva do Rio 2016 responsável pelo taekwondo.