Investimento em turismo beneficia candidatura Rio 2016
Estudo vai aprofundar diagnóstico sobre infra-estrutura de cidades como o Rio de Janeiro para futuro incremento de empreendimentos e serviços
Estudo vai aprofundar diagnóstico sobre infra-estrutura de cidades como o Rio de Janeiro para futuro incremento de empreendimentos e serviços
Os investimentos feitos no turismo brasileiro vão gerar frutos para a candidatura aos Jogos Olímpicos Rio 2016. É o que vai ocorrer a partir de agora, com a assinatura de convênio para diagnóstico sobre as cidades que receberão seleções e torcedores na Copa 2014. O resultado permitirá uma análise concreta das necessidades para futuro incremento de empreendimentos e serviços, o que significará mais conforto e segurança para os visitantes.
A parceria entre o Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no valor de R$ 865,8 mil, tem o objetivo de avaliar diversas áreas de infra-estrutura do país. Em 12 meses, haverá um inventário completo sobre o Rio de Janeiro, município que abriga o Maracanã, com informações em detalhes de setores como hotelaria, gastronomia, segurança, urbanização, saúde, entre outros. O acordo também terá impacto direto nas obrigações da candidatura Rio 2016.
- A classificação dos hotéis, por exemplo, uma das exigências do Comitê Olímpico Internacional, ficará pronta a partir desse estudo informou Airton Pereira, secretário nacional de políticas do Ministério do Turismo.
O convênio foi assinado durante a abertura do Seminário Internacional: Perspectivas e Desafios para o Turismo Copa do Mundo 2014, promovido em Copacabana, no Rio de Janeiro. O encontro, que reuniu diversos especialistas internacionais ligados a grandes eventos esportivos, foi considerado o pontapé inicial do planejamento do turismo para projetos referentes à competição.
- Precisamos começar a nos preparar agora e estamos aqui para dar essa arrancada. Encaramos a Copa de 2014 como uma grande oportunidade para o país ampliar a visibilidade que tem perante o mundo afirmou a ministra do Turismo Marta Suplicy (foto).