Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Internet sem fio chega esse ano à Orla de Copacabana

Por Jornal do Brasil

Os cariocas contarão com uma novidade a partir de maio, quando a internet sem fio (wi-fi) começar na praia de Copacabana e na Baixada Fluminense através do Projeto Orla Digital. Quem tiver um laptop ou qualquer aparelho compatível com a tecnologia, poderá acessar gratuitamente a internet mediante um cadastro prévio. Segundo Alexandre Cardoso, secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a intenção e implantar a rede wi-fi em todo o Estado do Rio em um prazo de dois anos.

Para o secretário essa novidade irá beneficiar setores como o turismo e o comércio. "Graças à tecnologia, um turista que estiver em Copacabana poderá tirar uma foto com seu celular na praia e enviar diretamente a alguém em seu país. Na Baixada Fluminense o comércio irá entrar de vez na era da internet, viabilizando as vendas online", afirmou Alexandre.

A previsão é expandir a rede pela orla da Baía de Guanabara e atingir o restante do Estado em dois anos, a um custo total de R$ 40 milhões. A verba veio de uma parceria entre a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e o Ministério da Ciência e Tecnologia.

A idéia surgiu baseado na experiência de Nova York, nos Estados Unidos, que reduziu os índices de violência em 30% depois da implantação da rede, e em Piraí, no Estado do Rio, que ganhou prêmios internacionais com o seu projeto e levou a conexão sem fio para toda a cidade.

Alexandre Cardoso disse ainda que, pelo menos durante 2008, o Governo ficará responsável pela manutenção do sistema a um custo de R$ 50 mil e futuramente será estudada a possibilidade da participação da iniciativa privada.