Instalação do Complexo de Deodoro concorre a prêmio internacional
Centro Nacional de Tiro está na lista de indicados da VI Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo
Centro Nacional de Tiro está na lista de indicados da VI Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo
Foto: Bruno Carvalho
O Centro Nacional de Tiro, sede de competições dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, representa o Brasil na VI Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU 08), que será realizada em Lisboa, de 28 de abril a 2 de maio. O espaço faz parte do Complexo Esportivo da Vila Militar de Deodoro, que reúne outras quatro grandes instalações.
O projeto, concebido pelo escritório BCMF Arquitetos, de Belo Horizonte, concorre ao Prêmio de Obras Construídas, na categoria Jovem Autor. A lista de indicados é composta por 35 instalações, sendo que mais de 200 participaram da fase inicial. Para participar da edição deste ano, a obra tinha que estar concluída entre 2004 e 2006.
Para Bruno Campos, arquiteto responsável do BCMF, a arquitetura tinha que ser capaz de atender às complexas demandas do evento e também do pós-evento, tendo que absorver as prováveis mudanças de usos, oferecendo flexibilidade para a apropriação de seus espaços, além de se manifestar claramente no contexto da paisagem natural e urbana. O Centro de Tiro é a instalação de maior impacto do Complexo, por suas proporções e implantação privilegiadas, comenta.
Financiado em R$ 119,8 milhões pelo Governo Federal (Ministério do Esporte), o Complexo representa o Brasil junto com mais sete construções. Outros quatorze países/regiões participam do evento, que tem o objetivo de abordar a possibilidade de convergência do progresso da arquitetura com espaços urbanos social e ecologicamente responsáveis.
O BCMF Arquitetos é formado por Bruno Campos (arquiteto responsável), Marcelo Fontes, Silvio Todeschi e equipe. O Gerenciamento e a Coordenação Geral do Projeto Básico foram conduzidos por Engesolo (Ângela Maurizi) e o Overlay (estruturas, equipamentos e instalações que deixariam de existir após o evento), projetados por John Baker e equipe do CO-RIO.