Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Instalação de pentatlo moderno posta à prova

Por Rio 2016

Sete medalhistas olímpicos em um total de 135 atletas de 25 países participaram da competição disputada no local que receberá o Parque Olímpico de Deodoro

Instalação de pentatlo moderno posta à prova

Margaux Isaksen, dos Estados Unidos, no alto do pódio. A campeã olímpica Laura Asadauskaite ficou com a medalha de prata (Bruno Carvalho/Ministério do Esporte)

O fim de semana foi recheado de emoções no Complexo Esportivo de Deodoro, Zona Oeste do Rio de Janeiro, local que receberá um dos dois Parques Olímpicos dos Jogos Rio 2016™. Sete medalhistas olímpicos, incluindo a brasileira Yane Marques, e um total de 135 atletas de 25 países disputaram a segunda etapa da Copa do Mundo de pentatlo moderno, um dos eventos esportivos mais dinâmicos da atualidade, que reúne esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida.

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, e o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), Klaus Schormann, acompanharam toda a competição atentamente. “Estamos muito satisfeitos em estar na próxima cidade olímpica para a segunda qualificação da Copa do Mundo deste ano. Os atletas estão muito animados para competir nas imediações dos Jogos de 2016”, disse Schormann, antes de começar a competição.

Quarta colocada nos Jogos Olímpicos Londres 2012, a norte-americana Margaux Isaksen totalizou 5.268 pontos e superou a atual campeã olímpica, a lituana Laura Asadauskaite (5.224) e a húngara Zsofia Foldhazi (5.176). Bronze em Londres e na primeira etapa da Copa do Mundo, Yane Marques ficou com a 13ª posição, atrás de outra brasileira, Priscila Oliveira, que completou a prova em 11º lugar. Amanda Turute, Andressa Lima, Bianca Cavalcanti, Brenna Lima,Larissa Lellys e Stephany Saraiva também disputaram a competição.

No masculino, o medalhista de bronze nos Jogos de Londres e bicampeão mundial (2009 e 2011) Adam Marosi somou 5.768 pontos e conquistou o título. O letão Denis Cerkovskis (5.716) e o francês Valentin Prades (5.660) completaram o pódio. Atual campeão olímpico, o tcheco David Svoboda ficou de fora do pódio. Nenhum dos 11 brasileiros inscritos na competição conseguiu vaga para a final, que envolveu os 36 melhores pentatletas entre os 72 inscritos, e aconteceu sábado. O carioca Danilo Fagundes ficou em 40º e o pernambucano Daniel Velasques foi o 50º.

Em 2016, a Região Deodoro receberá competições de hipismo, tiro, pentatlo moderno, ciclismo BMX e mountain bike, basquetebol, hóquei sobre grama e rugby. As instalações do Centro Nacional de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques, que fica no Complexo Esportivo de Deodoro, foram construídas para a realização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e serão ampliadas para receber as provas olímpicas.

Samantha Harvey e Yane Marques posam com as placas que receberam de presente por suas conquistas (Foto: Bruno Carvalho/Ministério do Esporte)

Homenagem para Samantha Harvey e Yane Marques

As duas maiores pentatletas brasileiras de todos os tempos foram homenageadas na última sexta-feira. Samantha Harvey recebeu uma placa pelos dez anos da conquista da medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, em 2003, e Yane Marques, pela medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres.“Os Jogos de 2016™ no Rio de Janeiro serão bons não só para o pentatlo, mas para todos os esportes”, disse Yane, que recebeu a placa condecorativa do presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Hélio Meirelles.

Foi justamente em 2003 que Yane trocou a natação pelo pentatlo moderno, modalidade muito nova no país, tanto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) foi criada apenas em 2001. “A Samantha é uma inspiração para nós atletas. A história do pentatlo no Brasil começou com ela. Eu sou apenas uma seguidora”, disse a pernambucana da pequena cidade de Afogados da Ingazeira.

Precursora do pentatlo moderno no Brasil, Samantha é hoje professora de literatura nos Estados Unidos e já tem passagem marcada para voltar à Cidade Maravilhosa em agosto de 2016. “O programa do esporte aqui no Brasil é muito bem feito. Vejo que há mais investimento e estratégia do que no meu tempo. Há mais oportunidade para crescer. É um grande sinal para o futuro. Acho que o Brasil vai crescer mais ainda e os Jogos de 2016 serão maravilhosos”, comentou.