Inscrições para os voluntários das cerimônias são prorrogadas até 30 de setembro
Por Rio 2016
Candidatos ganham mais um mês para se inscrever; basta ter 16 anos e vontade de sobra para fazer parte das cerimônias Rio 2016
Os voluntários ajudaram a tornar possível as cerimônias e os Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 (Lintao Zhang/Getty Images)
Que tal atuar nas cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e, de dentro do Estádio do Maracanã, mostrar o seu talento ao mundo inteiro? Se esse é o seu desejo, mas você ainda não fez o cadastro para o elenco de voluntários das cerimônias Rio 2016, comemore. Inicialmente anunciadas até o dia 31 de agosto, as inscrições estão prorrogadas em um mês: os candidatos terão agora até o dia 30 de setembro para preencher o formulário no site e participar do concurso.
Serão mais de 10 mil vagas para as quatro cerimônias, todas realizadas no Maracanã. Voluntários de todos os cantos do mundo e de todas as idades já realizaram a inscrição, desde o limite mínimo (16) até 87 anos - não há limite máximo para a faixa etária.
“É uma tradição do Movimento Olímpico contar com a arte do voluntariado como espinha dorsal da produção das cerimônias, que, em última instância, representam o povo e a cultura do país anfitrião”, afirma Leonardo Caetano, diretor de Cerimônias do Rio 2016.
“Os voluntários não só vão poder assistir à cerimônia, mas também fazer parte dela. Não existe lugar melhor dentro do estádio do que o centro do palco, afinal!”, completa Caetano.
Dança e atuação são apenas alguns dos talentos que podem fazer a diferença para ser selecionado (Stanley Chou/Getty Images)
As audições dos participantes selecionados começam em novembro deste ano, quando os candidatos terão o primeiro encontro com a equipe artística do Rio 2016. Com uma grande variedade de papéis a desempenhar – só a cerimônia de abertura Olímpica espera contar com um elenco de aproximadamente cinco mil pessoas. Não é preciso apresentar habilidade específica ou ter experiência anterior.
Os selecionados terão ainda oportunidade de aprender de perto com um time de artistas de peso. Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e Daniela Thomas vão comandar as festas Olímpicas, enquanto Fred Gelli, Marcelo Rubens Paiva e Vik Muniz estarão encarregados de montar os espetáculos Paralímpicos.
Os selecionados serão convocados a comparecer aos ensaios a partir de abril de 2016. Para participar, é preciso ter 16 anos ou mais, completos em 1º de abril de 2016. As cerimônias estão marcadas para os dias 5 e 21 de agosto (abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos, respectivamente) e 7 e 18 de setembro (abertura e encerramento dos Jogos Paralímpicos), no Maracanã.
Quem já participou de eventos parecidos recomenda: mais de 10% dos inscritos no concurso fizeram parte de pelo menos uma das cerimônias da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo de Futebol de 2014 ou de edições anteriores dos Jogos Pan e Parapan-Americanos e de Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Quer fazer parte da festa você também? Inscreva-se aqui.