Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Início em tempo recorde das obras na Vila Rio 2016 agrada Presidente do COI

Por Rio 2016

Jacques Rogge elogia: “Estou feliz porque vejo que a preparação para os Jogos Rio 2016 está indo extremamente bem”

Início em tempo recorde das obras na Vila Rio 2016 agrada Presidente do COI

 

“Estou feliz porque vejo que a preparação para os Jogos Rio 2016 está indo extremamente bem”, disse o Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, no lançamento da pedra fundamental da Vila Olímpica e Paraolímpica do Rio, na manhã desta quarta-feira, dia 29, destacando que a Vila é o “coração da experiência olímpica, um local sagrado”.

A solenidade teve ainda a presença de uma série de autoridades como o Governador do Estado, Sergio Cabral, e seu vice Luiz Fernando Pezão; o Prefeito Eduardo Paes; o senador Regis Fichtner; o membro decano do COI, João Havelange; a Presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio 2016, Nawal El Moutawakel; o empresário Carlos Fernando Carvalho, da construtora Carvalho Hosken; e o presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Atletas olímpicos também compareceram, incluindo a campeã olímpica de vôlei de praia Sandra Pires.

Localizada na Zona Oeste da cidade, ao lado do Riocentro, que é um dos locais de competição dos Jogos, a Vila dará aos atletas a chance de experimentar o estilo de vida carioca. Durante o evento, 46% dos atletas hospedados estarão a 10 minutos dos locais de competição e treinamento e 73%, há apenas 25 minutos.

Serão 75 hectares, sendo que 58 utilizados para área de residência, com 48 prédios de 12 andares e mais de 2.800 apartamentos para abrigar 17.700 atletas. Os apartamentos, de três e quatro quartos, acomodarão oito atletas cada. O estacionamento tem capacidade para 1.000 veículos.

Na entrada do complexo, a Praça Olímpica exibirá as tradicionais 205 bandeiras dos países participantes e terá centros comerciais, além de restaurantes e outros serviços. A Rua Carioca, com cerca de 700 metros de comprimento, reproduzirá as calçadas e os quiosques das praias do Rio, famosos mundialmente, e terá cafés, restaurantes, lojas de sucos e sorveterias.

O projeto inclui ainda um centro de treinamento, um parque e, nas proximidades, a Praia da Vila Olímpica.

A Vila também terá piscina, cinema, spa, academia e business center, entre outras opções de lazer nos moldes dos condomínios da Barra da Tijuca, bairro famoso por oferecer complexos habitacionais com excelente infra-estrutura. Reproduzindo uma prática comum em Vilas Olímpicas e Paraolímpicas de Jogos anteriores, os apartamentos serão vendidos para o uso após o evento.

Veja abaixo o que disseram algumas das autoridades presentes:

“Daremos início às obras da Vila Rio 2016 em tempo recorde na história. Vamos ter uma Vila extraordinária; será a melhor e a mais bonita da história dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.”

Carlos Arthur Nuzman

“Esta é uma parceria público-privada consistente, um projeto harmônico entre a natureza e o esporte. E teremos uma Vila que os atletas paraolímpicos poderão aproveitar com dignidade. Este projeto servirá de modelo de acessibilidade para a arquitetura brasileira.”

Sergio Cabral

“O Rio de Janeiro passa por um momento muito especial e não é por acaso que as coisas caminham tão bem. Há um esforço enorme para fazer as transformações na cidade. Vamos cumprir os prazos e entregaremos as obras antes do tempo para avaliar com conforto os problemas que acabam surgindo.”

Eduardo Paes

“Gostaria de agradecer o grande apoio que o mundo do esporte recebe das autoridades públicas brasileiras, dos três níveis de Governo – Federal, Estadual e Municipal. É disso que nós precisamos.”

Jacques Rogge

“Com toda certeza a trigésima-primeira Vila Olímpica da história será um projeto moderno, um marco da realização de um sonho urbanístico. No cenário de dezoito quilômetros de praia e lagoas tropicais da Barra da Tijuca, teremos um grande espaço de encontro para atletas de todo o mundo.”

Carlos Fernando Carvalho