Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Início de 2013 marca a inauguração de quatro dos cinco estádios do futebol olímpico

Por Rio 2016

Mineirão, Fonte Nova, Mané Garrincha e Maracanã receberão jogos das competições masculina e feminina no Rio 2016™

Início de 2013 marca a inauguração de quatro dos cinco estádios do futebol olímpico

Estádio Mané Garrincha, Mineirão, Fonte Nova e Maracanã são inaugurados em 2013 (Fábio Rodrigues Pozzebom/Renato Cobucci/Alessandra Lori/Érica Ramalho)

Único esporte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ disputado em mais de uma cidade, o futebol comemora nesse início de 2013 a inauguração de quatro dos cinco estádios que receberão jogos pelos torneios masculino e feminino: o Mineirão, em Belo Horizonte; o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha; a Arena Fonte Nova, em Salvador; e o Maracanã, no Rio de Janeiro. São paulo também sediará partidas da competição.

Em cada cidade será formada uma espécie de mini Comitê Organizador, sob a gerência da matriz Rio de Janeiro, conforme explicou o coordenador de Competição Esportiva do Rio 2016™, Guilherme Marques.

“Todas as áreas operacionais do Comitê Organizador, como transporte, esportes, acomodação, serviços de alimentação, instalações e gestão de marcas (branding) terão representantes nas cidades que receberão o futebol olímpico”, disse Guilherme.

Segundo ele, o apoio da esfera pública (município e estado) ao Rio 2016™ nesses locais será fundamental para o sucesso do evento. Mais relevante ainda é o fato de o Brasil receber a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014.

“Temos o privilégio de receber essas instalações após a Copa do Mundo, portanto vamos tentar entender com a Fifa o que deu certo e o que deu errado. Vamos aproveitar a experiência dos profissionais que trabalharam na Copa do Mundo, pessoas com conhecimento dos requerimentos da Fifa”, explicou o ex-atleta do vôlei de praia, que lembrou ainda que o Comitê Rio 2016™ tem que prover quatro campos de treinos por cidade às seleções participantes do torneio olímpico.

Clássicos estaduais abrem Mineirão e Fonte Nova

Primeiro estádio dos Jogos Olímpicos Rio 2016™ a ficar pronto, o Mineirão foi reinaugurado no fim de 2012, mas a primeira partida aconteceu no dia 3 de fevereiro de 2013, quando o Cruzeiro venceu o rival Atlético (MG) por 2 a 1, em Belo Horizonte. No dia 24 de abril, a seleção brasileira estreou no estádio e empatou com o Chile em 2 a 2.

Com capacidade total para 62.547 torcedores, o Mineirão fica perto da Lagoa da Pampulha e manteve a fachada, assim como parte da cobertura e a arquibancada superior. No fim de maio, foi instalada uma usina de energia solar fotovoltaica que tem o potencial para abastecer até 900 residências, 10% será usada no próprio estádio.

Já a Arena Fonte Nova, em Salvador, foi o segundo estádio entregue à população. Com capacidade para 50.433 torcedores, o novo palco do futebol baiano conta com modernos vestiários com nove banheiras de hidromassagem, chuveiros e armários individuais.

Construída no mesmo local da antiga Fonte Nova, cuja estrutura foi toda colocada no chão, em agosto de 2010, a arena foi inaugurada com uma partida entre Bahia e Vitória, que marcou a volta do maior clássico do estado na capital baiana após seis anos de uma longa ausência. Durante a Copa das Confederações, o estádio será palco de três partidas, incluindo o confronto entre Brasil e Itália.

Sede da estreia da seleção brasileira na Copa das Confederações no dia 15 de junho contra o Japão, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi inaugurado no dia 18 de maio e terá capacidade para receber 70.800 espectadores, que na primeira fila ficam a sete metros do gramado. Uma área dedicada à imprensa, com capacidade para 2.850 jornalistas, também faz parte da estrutura. O local estará aberto com sua capacidade total no dia 26 de maio para receber o confronto entre Santos e Flamengo, válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Palco das semifinais e finais dos Jogos Olímpicos Rio 2016™, o Maracanã de hoje comporta um público de 78.838 pessoas. O estádio recebeu o primeiro evento-teste no fim de abril, mas será inaugurado oficialmente apenas no dia 2 de junho, quando Brasil e Inglaterra se enfrentam pela 25ª vez desde a primeira, em 1956. Entre os números do novo Maracanã, destacam-se 60 bares para o público, seis rampas de acesso e quatro placares eletrônicos de 98m2 cada.